Até onde o corrimento é normal?

O corrimento é normal em toda mulher e faz parte inclusive da proteção da vagina. Essa secreção também é importante para garantir a lubrificação do órgão durante o sexo e protegê-lo de infecções. A quantidade de secreção varia de pessoa para pessoa e depende também de fatores hormonais.

É normal, por exemplo, ter um corrimento intensificado antes da menstruação. Isso acontece devido ao aumento dos níveis de progesterona. Já na menopausa, quando há uma menor produção deste, a secreção vaginal diminui.

Porém, toda mulher deve ficar atenta porque o corrimento apresenta condições ideais para a proliferação de uma bactéria que mantém o PH da região mais ácido, dificultando a proliferação de germes.

Para que seja considerado normal, o corrimento deve ser parecida com a clara do ovo, ou seja, translúcida e viscosa. Corrimentos de coloração branca opaca ou em outros tons muito fortes, como amarelo, verde ou marrom, podem estar relacionados a uma infecção.

Também se deve ficar atenta quando a secreção vem acompanhada de outros sintomas, como dor durante a relação sexual, cheiro forte e coceira.

Para minimizar o corrimento, prefira as calcinhas de algodão, não use roupas muito apertadas, use sabão neutro para as partes íntimas, evite protetores diários (eles dificultam a transpiração do local) e durma sem calcinha.