Já com seus 60 anos de idade, os anticoncepcionais causam (e causaram) uma enorme revolução na vida da mulher desde a sua invenção. Conferiram a ela o direito de controlar a sua condição reprodutiva, tendo, portanto, clara importância social.

continua após a publicidade

Nada ainda fez tanta diferença nas conquistas dos direitos femininos durante séculos. E, o que é melhor, continua fazendo. Talvez por isso, este seja um dos medicamentos mais estudados e utilizados na história da humanidade.

Conhecemos seus efeitos colaterais, as vantagens e desvantagens do seu uso e os riscos que trazem para as mulheres. Hoje, até falamos em anticoncepção contínua, ou seja, enfrentamos um novo momento nesta caminhada de conquistas e desafios.

Os métodos contraceptivos contínuos, como são chamados, consistem em fazer o uso do anticoncepcional sem interrupção, por meio de pílulas, implantes de progestagênio, injetáveis ou ainda sistemas intrauterinos medicados. Lembrando que, como qualquer método anticoncepcional, tem os mesmos componentes hormonais e, portanto, trazem as mesmas indicações e contraindicações que todos os demais.

continua após a publicidade

Desta forma, a mulher prolonga a duração do efeito anticoncepcional, não menstrua e tem os sintomas, como a TPM, consideravelmente diminuídos. Para isso, existem medicamentos contraceptivos específicos, o que quer dizer que nem toda a pílula pode ser usada de modo contínuo.

Suspender a menstruação é indicado para as mulheres que buscam vantagens e benefícios adicionais além da contracepção, como combater cefaleia, inchaço ou alterações de humor. Outra clara vantagem está relacionada às cólicas, que diminuem bastante após alguns meses de uso.

continua após a publicidade

Mas a principal e imbatível vantagem está na conveniência de não menstruar, muito interessante dependendo do tipo de atividade que a mulher exerce.

Imagine para uma atleta o que significa não interromper seus treinos, ou para uma executiva não ter que se preocupar com o transtorno que causa nas suas viagens programadas.

Sim, estamos vivendo um novo tempo. E este novo modo de lidar com o fluxo menstrual tem conquistado a preferência das mulheres de todas as gerações, em todo o mundo. Se você também quiser optar por esta forma de contracepção, procure seu ginecologista e converse com ele.