A pele durante a gestação

Temos falado sobre como a gravidez muda o corpo da mulher e os cuidados que ela deve ter durante e após esta fase. Mas uma outra situação bem importante é lembrar dos cuidados que a pele também exige durante esta fase na vida da mulher. Na verdade, a pele é a parte visível mais afetada pela gravidez.

Quando uma mulher engravida, uma das sensações mais aparentes é o surgimento de um brilho da sua pele. E isto, acreditem, acontece de verdade. Claro que parte disto decorre do emocional e da alegria da gravidez, mas também do aumento da vascularização do corpo, principalmente na face, dando a sensação de pele fresca e mais jovem.

Mas, para além disto, começam as preocupações e as manchas são uma das principais. O aumento da progesterona e do estrogênio nas células que produzem melanina provocam uma aumento da pigmentação e o aparecimento daquelas marcas no rosto chamadas pelos médicos de “cloasma”, que lembram as asas de uma borboleta pousada bem sobre o dorso nasal e face. A parte boa é que elas devem desaparecer espontaneamente após o final da gestação.

Outras manchas ainda podem aparecer, desta vez, no abdômen. São chamadas “linea nigra” e se estendem do umbigo ao osso do pube. Neste caso, estão presentes durante toda a gravidez e se acentuam caso haja excesso de banhos de sol, mas, ao menos, também somem espontaneamente logo que finalizada a gestação.

Além disto, sabe-se que a acne e as estrias são outras mudanças frequentes na gestante. A acne decorre das mudançaas hormonais, são mais intensas quando a mulher já apresentava tendência antes mesmo da gravidez e podem ser tratadas facilmente como em qualquer outra fase. Esfoliantes e outros cuidados ajudam e resolvem com pouca dificuldade.

Já as estrias têm múltiplas causas. Podem aparecer em qualquer parte do corpo, sendo mais frequentes no abdômen, mamas ,coxas e braços. Seu início ocorre a partir do segundo trimestre da gestação, com aspecto avermelhado ou vinhoso. Naturalmente, quanto mais peso se ganha, mais e mais elas aparecem. O que preocupa é que elas não somem, mas ao menos aliviam após o final da gestação.
Portanto, mantenha sua pele sempre bem hidratada e protegida contra o sol e outros fatores de risco. Cuide do seu peso e use sempre produtos indicados pelo seu médico, evitando piorar ainda mais estas situações.