A gravidez tardia

Esse é um tema bastante delicado e que deixa muitas mulheres em dúvida. Atualmente adiar a maternidade é uma decisão muito comum porque muitas procuram o parceiro ideal, investem mais tempo na carreira etc.

É importante frisar que essa é uma decisão totalmente pessoal, mas que tem que ser muito consciente, já que engravidar após os 35 anos traz alguns riscos. Mesmo com os avanços na tecnologia médica, o ideal é que o projeto não ultrapasse os 40 anos para garantir boa saúde à mãe e ao bebê.

Dentre as complicações que uma gestação avançada podem trazer estão: doença crônica, hipertensão arterial, diabetes, abortamento, malformação fetal, doença cardíaca, renal, neurológica e pulmonar.

Sangramento vaginal, parto prematuro e anormalidades também podem ocorrer. Além disso, a partir dos 40 anos as chances de se gerar um bebê com Síndrome de Down é de 70% a 80%.

Cerca de 90% dos óvulos de uma mulher com mais de 40 anos apresentam defeito genético. Portanto, as probabilidades de engravidar naturalmente começam a diminuir a partir dos 27 anos e diminuem ainda mais com o avanço da idade.

Portanto, assim que a mulher se decidir pela gestação tardia, o ideal é procurar um médico para a realização de exames, avaliações e detecção de doenças que podem comprometer a gravidez. Ter cuidados com a saúde, peso adequado, boa alimentação, vida saudável e cuidados pré-natais trarão boas perspectivas de uma gestação sem riscos.