As Doenças Sexualmente Transmissíveis são adquiridas por relações sexuais sem o uso da camisinha e também em outras circunstâncias, como pelo compartilhamento de objetos pessoais e até pelo vaso sanitário. Nem todos sabem, mas a que tem maior incidência no mundo é a clamídia.

continua após a publicidade

Causada pela “Chlamydia trachomatis” ela pode atingir homens e mulheres em qualquer fase de suas vidas, desde quando nascem de mães contaminadas ou durante o contato sexual.

Nos homens, a principal infecção por via sexual é a uretrite. Essa uretrite tem como característica ser menos purulenta e espontânea do que a gonorréia. Geralmente é matinal e pode demorar dias para se manifestar. Promove em alguns homens disúria (dor ao urinar) e um prurido uretral. Se não identificada e tratada corretamente, pode progredir para uma infecção mais profunda, atingindo os testículos com comprometimento da fertilidade.

Nas mulheres, a porta de entrada é o colo uterino. O sintoma, quando ocorre, é um discreto corrimento. As complicações nas mulheres da infecção não tratada são a doença inflamatória pélvica e o aumento do risco de gravidez ectópica (fora do útero, nas trompas).

continua após a publicidade

A maioria das pessoas (50% dos homens e 70% das mulheres) infectada não apresenta sintomas ou sinais clínicos, dificultando muito a identificação das pessoas contaminadas. Estas últimas têm um potencial para adquirir sérias complicações, já que na maioria das vezes não procuram cuidados adequados, portando estas infecções duram por longos períodos. Além disso, funcionam como reservatórios e transmitem essas infecções aos parceiros tornando-as um dos principais problemas de saúde pública em todo o mundo.

Para prevenir, use camisinha!
Ficou com dúvida?
Mande e-mail para mim: faleconosco@marialeticiafagundes.com.br

continua após a publicidade