A acne na mulher adulta. Entenda melhor o problema

Anos atrás a acne era uma lesão de pele tipicamente encontrada em adolescentes e sair desta fase representava uma vantagem: o fim das espinhas. Tenho visto isto mudar e as causas são variadas, bem como os tratamentos.

Na adolescência, os grandes culpados da acne são a variação hormonal e o fator genético. Já na idade adulta, os vilões são variados e as espinhas podem aparecer por estresse, uso errado de cosméticos, problemas hormonais, pílula anticoncepcional e, claro, uma alimentação ruim que também desencadeia ou piora o problema. Na nossa experiência o meio ambiente também representa importante fator determinante da acne.

Tenho observado que após enfrentar ou não a acne na adolescência, muitas mulheres acabam sofrendo com o problema após períodos duradouros de estresse. A conclusão é que o organismo sobrecarrega as glândulas sebáceas que acabam “entupindo” os poros e a acne aparece como consequência.

Outro aspecto a ser analisado é que muitas mulheres que usavam anticoncepcional durante sua fase reprodutiva interrompem o uso, optando por métodos alternativos como condon ou métodos intrauterinos. Causas já controladas, tais como policistose ovariana, também acabam respondendo pela elevação ou produção irregular de hormônios, em especial a testosterona ou algum precursor. Neste caso, em especial, teremos também peles oleosas e aumento do pelos na face e no corpo que acabam aparecendo mais grossos.

Mas meninas, não se enganem! Não somente os fatores hormonais que respondem pelas acnes. A alimentação baseada em frituras e excesso de açúcar piora sua pele. Por isso, tem que comer com equilíbrio, comer  frutas, carnes magras e, claro, tomar muita água. Frutas ricas em vitamina A e C são excelentes para uma pele bonita.

Não esqueçam, evitem o uso de corticoide desnecessariamente, além dos anabolizantes. Mas acima de tudo cuidado com cremes e maquiagens, elas podem, se não adequadas para sua pele, desencadear uma tendência pré-existente.

Se você ainda tem alguma duvida, converse com seu médico.