Lyoto Machida volta ao octógono do UFC neste sábado, em São Paulo, para fazer a luta principal do evento contra o americano Derek Brunson. Ex-campeão meio-pesado e ex-desafiante ao título dos médios, o brasileiro ficou cerca de dois anos parado por conta de uma suspensão.
Com 39 anos, o Dragão, como é conhecido, é uma das lendas do MMA. Machida já enfrentou grandes atletas e fez história no esporte. O site oficial do UFC listou cinco momentos históricos do brasileiro na organização. Confira abaixo:
Nocaute em Rashad Evans
Em 2009, após já ter vencido grandes nomes como Tito Ortiz, Rich Franklin e Stephan Bonnar, Lyoto Machida passou pelo até então invicto Rashad Evans, com um nocaute espetacular no segundo round.
O dente de Randy Couture
Lyoto Machida perdeu o cinturão para Maurício Shogun e, na sequência, acabou derrotado por Rampage Jackson. Para se reabilitar, o brasileiro encarou o veterano Randy Couture, que se despedia do octógono. A luta ficou marcada por um golpe sinistro de Machida, que nocauteou o rival e o fez perder um dos dentes.
O sono de Ryan Bader
Após a vitória sobre Randy Couture, Lyoto Machida teve uma nova chance pelo título, contra o americano Jon Jones. Entretanto, acabou sendo derrotado. Na sequência, enfrentou o americano Ryan Bader e aplicou um belo nocaute. O gringo chegou a dormir no solo do UFC.
Bela atitude contra Mark Munoz
Em outubro de 2013, Lyoto Machida estreou na categoria dos médios contra o ex-companheiro de treino, Mark Munoz. O brasileiro desferiu um chute na cabeça do parceiro logo no primeiro round e se recusou a dar mais socos, mostrando uma bela atitude no octógono do UFC.
Chinelada nas costelas de C.B. Dolloway
A última vitória de Lyoto Machida aconteceu em 2014, quando ele encabeçou o evento em Barueri. Após não ter passado pelo ex-campeão Chris Weidman, na disputa do cinturão dos médios, o brasileiro passou por C.B. Dolloway com um chute potente nas costelas do rival.