O russo Khabib Nurmagomedov, 29 anos, é o novo campeão peso-leve do UFC. A “Águia” faturou o título ao passar pelo americano Al Iaquinta, 30, na decisão unânime dos árbitros, em luta válida pelo UFC 223, na madrugada deste domingo, em Nova York.

continua após a publicidade

O cinturão veio após inúmeros percalços nos bastidores do evento. Primeiramente, Khabib estava escalado para enfrentar Tony Ferguson. Porém, uma lesão tirou o americano do caminho. Veio então Max Holloway e novamente um corte. Al Iaquinta teve a dura missão então de encarar a luta principal. Ele até foi valente, mas não conseguiu desbancar o russo.

A luta

Pressão. Essa é a palavra certa para definir o que Khabib Nurmagomedov exerceu contra Al Iaquinta no primeiro round. Com muito mais força e técnica, o número dois da categoria peso-leve não deu chances para o americano no octógono. O russo encaixou a queda logo no primeiro minuto e pressionou o rival até o “apito” final.

continua após a publicidade

Khabib seguiu mostrando domínio no solo no segundo round. Ele esteve próximo de fechar a conta, mas acabou levando o combate adiante. Al Iaquinta vivia um verdadeiro pesadelo. No terceiro round o americano chegou a dar uma aliviada, quando conseguiu encaixar um bom golpe. Porém, Khabib abusava dos jabs e seguia melhor.

O russo praticamente não passou sustos também no quarto round. Ele parecia brincar no octógono com tanto domínio. No round derradeiro, Khabib ainda partiu pra cima, dominou novamente no jogo de solo e faturou o cinturão peso-leve na decisão unânime dos árbitros.

Veja todos os resultados do UFC 223:

continua após a publicidade

UFC 223
CARD PRINCIPAL
Khabib Nurmagomedov x Al Iaquinta
Rose Namajunas venceu Joanna Jedrzejczyk por decisão unânime
Renato Moicano venceu Calvin Kattar por decisão unânime
Zabit Magomedsharipov venceu Kyle Bochniak por decisão unânime
Chris Gruetzemacher venceu Joe Lauzon por nocaute técnico no 2R
CARD PRELIMINAR
Karolina Kowalkiewicz venceu Felice Herrig por decisão dividida
Olivier Aubin-Mercier venceu Evan Dunham por nocaute técnico no 1R
Ashlee Evans-Smith venceu Bec Rawlings por decisão unânime
Devin Clark venceu Mike Rodriguez por decisão unânime