O UFC retorna ao Brasil neste fim de semana com o título peso-pena em jogo. José Aldo recebe o americano Max Holloway, neste sábado (3), a partir das 19h30, no Rio de Janeiro, pelo UFC 212. O brasileiro passou por Frankie Edgar em julho do ano passado e ficou com o cinturão interino, assim como o seu adversário, que derrotou Anthony Pettis. Desta vez, apenas um deles sairá com o título.
LEIA MAIS: UFC 212 ao vivo? Saiba onde assistir as lutas deste sábado
Na penúltima luta do card, a brasileira Claudia Gadelha recebe a polonesa Karolina Kowalkiewicz. Quem vencer esse combate poderá ter uma nova oportunidade pelo título peso-palha feminino. Pra fechar o quadro de análises e palpites, um duelo de lendas: Vitor Belfort x Nate Marquardt.
José Aldo x Max Holloway
Se não fosse a derrota surpreendente e rápida frente ao irlandês Conor McGregor, José Aldo teria um currículo impecável no UFC. Seriam apenas vitórias. Do outro lado, está um cara que emplacou dez triunfos consecutivos em seus últimos duelos no Ultimate.
José Aldo é um fenômeno do MMA. Castiga os seus oponentes seja de pé ou na arte suave. Sua principal característica é aquela ‘paulada’ nas pernas dos rivais. Por outro lado, o ponto forte do americano é a trocação. Se precisar ir pro chão, ele se arrisca, mas não é tão bom assim.
Temos uma das lutas mais equilibradas da história do MMA e, provavelmente, ela não acabe antes dos cinco rounds esperados. A vantagem é o bom momento de Holloway. A desvantagem para Aldo é ter lutado pouco nos últimos anos. Palpite: Vitória de Max Holloway.
Claudia Gadelha x Karolina Kowalkiewicz
Sem citar a atual campeã, Joanna Jedrzejczyk, as duas melhores lutadoras peso-palha do mundo são essas. A brasileira Claudia Gadelha perdeu apenas duas vezes na carreira. As duas para a detentora do título. Porém, esteve muito perto de levar. Recentemente, ela se mudou para os Estados Unidos para afiar ainda mais o seu jogo.
Karolina também só perdeu para Joanna. A polonesa é perigosa na trocação e possui um jogo parecido com a atual campeã. O que pode ser bom pra brasileira. Palpite: Vitória de Claudia Gadelha.
Vitor Belfort x Nate Marquardt
O carioca luta em casa novamente. Belfort precisa urgentemente apagar as suas últimas apresentações da memória, pois elas foram horríveis. Com isso, é bom ele proteger seu queixo desta vez contra o experiente Nate Marquardt, que também tem passado por um momento de irregularidade. Lutar em casa será um fator determinante para Belfort desta vez. Palpite: Vitória de Vitor Belfort.
Card completo do UFC 212:
CARD PRINCIPAL (a partir de 23h, horário de Brasília):
Peso-pena: José Aldo x Max Holloway
Peso-palha: Cláudia Gadelha x Karolina Kowalkiewicz
Peso-médio: Vitor Belfort x Nate Marquardt
Peso-médio: Paulo Borrachinha x Oluwale Bamgbose
Peso-meio-médio: Erick Silva x Yancy Medeiros
CARD PRELIMINAR (a partir de 19h30, horário de Brasília):
Peso-galo: Raphael Assunção x Marlon Moraes
Peso-médio: Antônio Cara de Sapato x Eric Spicely
Peso-galo: Johnny Eduardo x Mathew Lopez
Peso-galo: Iuri Marajó x Brian Kelleher
Peso-palha: Viviane Sucuri x Jamie Moyle
Peso-meio-médio: Luan Chagas x Jim Wallhead
Peso-galo: Marco Beltrán x Deiveson Alcântara