Shyudi Yamauchi já está em Moscou para seu próximo desafio internacional. Sua estreia no prestigiado evento Fight Nights Global 83 será contra o atleta local Omar Nurmagomedov, primo e pupilo do peso-leve do UFC, Khabib Nurmagomedov. O combate, válido pela categoria de peso galo, está marcado para esta quinta-feira, dia 22 de fevereiro, e terá transmissão da Band Sports a partir das 18:00h (horário de Brasília).
O nipo-brasileiro reconhece a oportunidade como uma chance de se firmar internacionalmente: “Desde a minha última luta em novembro, já imaginava que poderia vir um contrato internacional, e a oportunidade surgiu em ótima hora, não há melhor momento para essa chance”, conta. “Fiquei muito feliz em saber que iria lutar com o Omar, pois estudando os vídeos de seus combates, vi que tenho o que é preciso para vencê-lo bem”, completa.
Ossamu Yamauchi, líder da Yamauchi Team e treinador de Shyudi não conseguiu viajar com o atleta desta vez, mas está confiante de que o sobrinho tem o que é necessário para trazer essa vitória para casa: “Shyudi começou cedo, teve seus obstáculos no caminho e hoje está mais maduro e pronto do que nunca no MMA. Seus últimos combates no Brasil foram extremamente contundentes e relevantes, ele entregou ao público performances incríveis e vitórias muito convincentes”, relata o head coach.
- Elizeu Capoeira é cortado do UFC Londres
- Conheça os destaques do UFC Orlando
- Gilbert Durinho terá a chance de entrar no ranking do UFC
De fato, o background de ambos atletas é um atrativo a mais para esta luta. Shyudi vem embalado de quatro vitórias seguidas – dois nocautes e duas finalizações – enquanto Nurmagomedov tem um invicto cartel de cinco vitórias. A boa fase do paranaense lhe rendeu dois prêmios nos últimos dois meses: Melhor nocaute contra Jardel Evangelista, no Prêmio Primeiro Round Melhores do Ano 2017, e melhor peso-galo brasileiro no 5º Prêmio Nocaute na Rede (2017).
O russo andou disparando leves provocações referentes às oito derrotas na carreira do brasileiro, porém Shyudi destaca que justamente a experiência que falta ao oponente pode ser seu trunfo para buscar sua décima sétima vitória no MMA profissional: “Creio que a experiência vá contar muito ao meu favor na hora da luta e ganhar do Omar irá me firmar na organização, pois acredito que queiram fazer o nome dele, por ser primo de uma estrela do MMA. Pois bem, eu também sou (referindo-se a Goiti Yamauchi, peso-leve do Bellator). Serei campeão do evento e Nurmagomedov é só o primeiro passo”.
O trashtalk do adversário não impressiona nem intimida o brasileiro. Recentemente, Omar fez uma declaração em suas redes sociais em que provocava: “Não se preocupe, Shyudi Yamauchi, o Khabib (Nurmagomedov) não estará no meu corner”. Yamauchi ironiza: “Não estou nem aí, sobrenome eu também tenho”. E completa, prometendo uma luta eletrizante: “Quando a porta do cage fechar, seremos só nós dois”.