Opinião: Mulherada está dominando tudo no UFC

A mulherada vem quebrando diversas barreiras em diferentes modalidades no esporte. E no MMA não tem sido diferente. Atualmente, elas têm feito bonito dentro de organizações de ponta como o UFC, Bellator e o Invicta, que se destaca por ser um evento totalmente voltado para o MMA feminino.

Entretanto, para chegar até o topo, essas mulheres de garra enfrentaram inúmeras dificuldades. O preconceito é um dos fatores que acabaram atrasando a presença dessas guerreiras dentro do octógono. Outra grande batalha tem sido contra a balança. É claro que a perda de peso não é exclusividade delas, mas, as complicações acabam sendo maiores.

+ Leia mais: Brasileiro quebra novo recorde dentro do UFC

O MMA feminino só ganhou notoriedade mesmo com o UFC abrindo suas portas, principalmente, para a atleta de judô Ronda Rousey. Depois dela, outros nomes de ponta apareceram, como Cris Cyborg, Amanda Nunes, Jessica Andrade, Joanna Jedrzejczyk, Holly Holm, entre outras.

Muitas delas acabaram sendo referências para que outras mulheres passassem a se matricular nas academias, com o objetivo de ganhar um preparo físico melhor, além também de uma defesa pessoal. Outras acabaram indo além e se tornaram, de fato, profissionais no esporte.

Ronda Rousey abriu os caminhos pro MMA feminino no UFC. Foto: Getty Images/UFC.
Ronda Rousey abriu os caminhos pro MMA feminino no UFC. Foto: Getty Images/UFC.

Atualmente, são quatro categorias dentro do UFC, com duas brasileiras sendo detentoras de cinturões. A baiana Amanda Nunes comanda o peso-galo, enquanto a curitibana Cris Cyborg domina o peso-pena. No próximo dia 29, em Las Vegas, nos Estados Unidos, as duas brazucas estará frente a frente para uma superluta valendo o título peso-pena.

E não tenha dúvida. Esse será o auge do MMA feminino nos últimos anos. Será o duelo do século. É claro que muita gente esperava um embate entre Cyborg e Ronda, mas a tendência é que isso não aconteça tão cedo. Pois bem, Amanda está em um patamar brilhante, enquanto Cris Cyborg. Bem, Cris Cyborg, é Cris Cyborg. Como diria o saudoso Boluca, quem viver, verá!

+ APP da Tribuna: as notícias de Curitiba e região e do trio de ferro com muita agilidade e sem pesar na memória do seu celular. Baixe agora e experimente!