Sem muito alarde, Joaquim “Netto BJJ” Silva, 28 anos, vai fazendo história no MMA. Com nove vitórias em sua carreira profissional, uma delas conquistada com apenas seis segundos de combate, o goiano de Anápolis, que hoje vive em Curitiba, terá o seu terceiro desafio pelo UFC neste domingo, em Estocolmo, na Suécia.
Ao contrário de Silva, o seu adversário é conhecido por colecionar polêmicas dentro e fora do octógono. O brasileiro pega o iraniano Reza Madadi, 38, que já chegou a ser preso por assalto. “O Reza Madadi sempre quer ganhar no emocional antes da luta. Mas isso não me abala em nada. Ele vai abrir o caminho pra mim e eu estou pronto pra qualquer coisa. Virou moda querer se promover. Os brasileiros são diferentes. Nós ainda levamos a filosofia da arte marcial para o octógono”, frisou o ‘curitibano’ Netto BJJ.
LEIA MAIS: UFC Estocolmo – Confira card completo, análise e palpites!
Na capital paranaense há três anos, o lutador é uma das referências na equipe liderada pelo mestre Dida. “Desde que eu vim pra cá a minha vida mudou. Fui recebido na Evolução Thai da melhor forma. Eu devo muito ao Dida e ao Fábio, meu empresário, além dos meus companheiros. Nós somos uma família e estou muito feliz em Curitiba”, ressaltou.
No time de Dida, Netto conta com outros colegas de UFC para ajuda-lo na preparação, como Serginho Moraes, Francisco Massaranduba e Godofredo Pepey, além da lenda Wanderlei Silva. “Conto com um material humano muito bom. Temos ótimos atletas na Evolução Thai. Não tive nenhuma lesão e estou muito confiante pra essa luta”, destacou o brasileiro, que não entra no octógono desde julho do ano passado.
Netto conviveu com algumas contusões que o deixaram de fora dos confrontos no segundo semestre de 2016. “Iria lutar em setembro, mas rompi o ligamento do joelho e fiquei de fora. No fim do ano eu lesionei a mão. Nós treinamos em alto nível, assim não vou sentir essa diferença no duelo de domingo”, garantiu. É assim, sem provocações, com muita disciplina e respeito, que Netto BJJ vai cavando melhores posições no UFC. Anote aí, pois esse cara ainda vai incomodar muita gente.
CARD PRINCIPAL (a partir de 14h, horário de Brasília):
Peso-meio-pesado: Alexander Gustafsson x Glover Teixeira
Peso-meio-pesado: Volkan Oezdemir x Misha Cirkunov
Peso-meio-médio: Peter Sobotta x Ben Saunders
Peso-meio-médio: Abdul Razak Alhassan x Omari Akhmedov
Peso-meio-médio: Oliver Enkamp x Nordine Taleb
Peso-médio: Jack Hermansson x Alex Nicholson
CARD PRELIMINAR (a partir de 11h, horário de Brasília):
Peso-galo: Pedro Munhoz x Damian Stasiak
Peso-médio: Trevor Smith x Chris Camozzi
Peso-leve: Reza Madadi x Netto BJJ
Peso-meio-médio: Nico Musoke x Bojan Velickovic
Peso-meio-médio: Darren Till x Jessin Ayari
Peso-leve: Marcin Held x Damir Hadzovic