Conhecida por ser a terra do muay-thai, Curitiba vai parar esse fim de semana para comprovar que também pode receber a chancela de terra do jiu-jitsu. Amanhã, a partir das 9h, com entrada gratuita, a Universidade Positivo será palco do International Pro, um dos principais torneios do circuito nacional da Federação de Jiu-Jitsu de Abu Dhabi.
A competição premia os vencedores com pacotes para o Brazil National Pro, que acontece no ano que vem em Manaus, e dará vagas para o Abu Dhabi World Pro, o principal campeonato de jiu-jitsu do mundo.
Na capital paranaense cerca de 1000 atletas – um recorde da organização – de renome do esporte e grandes revelações brasileiras, como o mineiro Gabriel Arges, 23 anos, da Gracie Barra. O jovem realizou parte da sua preparação em Curitiba com o curitibano Rodrigo Pimpolho.
“Estamos muito animados com os treinos. Fiquei impressionado com o padrão do ginásio em Curitiba. Estão cada vez mais organizados. É uma estrutura que você não vê em qualquer lugar do Brasil”, destacou Gabriel.
Em alta
Após o sucesso na edição 198 do UFC na Arena da Baixada, a expectativa é que o International Pro também fique marcado na capital paranaense. O recorde no número de inscrições é um exemplo disso, segundo ressaltou o presidente da Federação Brasileira de Jiu-Jitsu Walter Mattos.
“Por toda a tradição de Curitiba nas artes marciais, já esperávamos uma procura grande por parte dos atletas. Mas, ainda assim, o número de inscrições nos surpreendeu. Os atletas estão vendo a estrutura que montamos, organização e os cuidados que temos com nossos eventos”, frisou o dirigente.
Pra carimbar o evento na cidade, o curitibano Wanderlei Silva, uma lenda das artes marciais, foi condecorado como embaixador da organização na capital e garante que o público não sairá decepcionado.
“Será um evento imperdível e nós teremos que fazer jus ao nosso município. Vamos fazer um grande torneio”, destacou o Cachorro Louco.