Sábado, 29 de dezembro de 2018, poderá significar um ponto final na saga da curitibana Cris Cyborg no MMA. Não, não estamos decretando a sua aposentadoria. De jeito nenhum. Pelo contrário. Queremos exaltá-la. Diante da compatriota Amanda Nunes, a campeã peso-pena do UFC terá o maior desafio da sua carreira.

continua após a publicidade

Com 20 vitórias, uma derrota e um duelo sem resultado, Cris dominou suas lutas de “cabo a rabo”. E isso tem acontecido há mais de uma década. Diferente de outras atletas do UFC, Bellator ou seja lá qual for o evento, a curitibana tem uma agressividade que muitos lutadores não possuem. Ela sim é uma verdadeira leoa dentro do octógono.

+ Leia mais: Lutador do UFC fica ferido após explosão de granada no Rio de Janeiro

Isso é comprovado em seu cartel de lutas. Desses 20 triunfos, 17 foram conquistados por nocaute. E a única derrota aconteceu no longínquo 2005, quando tropeçou em sua estreia no MMA profissional, contra a paraense Erica Paes. Cris Cyborg não deixa margem para as suas adversárias crescerem nos combates. Ela é pura violência.

continua após a publicidade

Mas, para chegar ao auge, a curitibana sofreu muito. As batalhas acabaram sendo maiores fora do octógono. Todos os fãs de MMA acompanharam os complicados cortes de peso que essa guerreira fazia para os seus duelos. Não tem como deixar de fora o preconceito sofrido pela curitibana, principalmente, dentro do UFC – quando acabou sendo zombada pelo próprio presidente Dana White.

continua após a publicidade

Soma-se a essas dificuldades, a mancha por ter caído no doping em 2011, quando ainda defendia o extinto Strikeforce. O seu duelo contra a japonesa Hiroko Yamanaka acabou ficando sem resultado por conta disto.

Sábado, as batalhas serão somadas no maior duelo de sua história. Amanda Nunes, campeã peso-galo, pode juntar os cinturões caso acabe com o legado de Cris. Com 16 vitórias e quatro derrotas na carreira, a baiana também é conhecida por sua agressividade. São 11 triunfos por nocaute. Caso Cris passe por Amanda, o ponto final nas nuvens de dúvidas com relação ao seu legado será encerrado.

+ APP da Tribuna: as notícias de Curitiba e região e do trio de ferro com muita agilidade e sem pesar na memória do seu celular. Baixe agora e experimente!