É bastante comum nas academias a oferta do Treinamento Funcional, mas o que é isso exatamente?
O Treinamento Funcional é baseado em movimentos naturais como correr, pular, rolar, agachar, empurrar, realizar giros, etc. Em princípio se utiliza o peso do próprio corpo, entretanto, com o passar das sessões são utilizadas cordas, elásticos, bolas, discos, hastes e outros materiais.
O princípio do Treinamento Funcional é proporcionar uma melhoria das capacidades físicas do organismo de forma integrada, melhorando a flexibilidade, força, resistência e coordenação, ao contrário de outras estratégias que agem de forma isolada.
É comum a prescrição de corridas ou ciclismo para melhorar a resistência, musculação para ganho de força, exercícios específicos de flexibilidade para ganho de amplitude e atividades isoladas de coordenação.
O Treinamento Funcional promete através de movimentos naturais, reduzir lesões por desequilíbrio muscular, melhorar a função cardiorrespiratória, obter ganhos consideráveis em relação à coordenação, redução do percentual de gordura, enfim, proporcionar uma melhor qualidade de vida para seus praticantes.
Apesar da popularidade e dos inúmeros benefícios do Treinamento Funcional, a opção dessa estratégia em relação aos métodos tradicionais é questionada na comunidade científica.
Acredita-se que o Treinamento Funcional não é o suficiente para superar os ganhos de força da musculação, não proporciona ganhos tão significativos em relação à resistência, flexibilidade e coordenação, comparadas com as atividades de forma isolada.
Após alguns estudos, observou-se uma redução das lesões e melhoria de performance em atletas de alto rendimento que realizaram as estratégias de forma combinada, alternando o Treinamento Funcional com técnicas convencionais. Dessa forma conclui-se que as duas técnicas se completam.
A recomendação é que o praticante procure as mais variadas experiências e verifique qual delas lhe proporciona prazer e bem estar. Algumas pessoas podem considerar que é necessário combinar diversas atividades, enquanto outros concluem que apenas uma delas é ideal para manter e melhorar sua qualidade de vida.
O importante é manter seu corpo ativo, realizar uma alimentação saudável e dessa forma tornar sua vida cada dia mais feliz.
Quer sugerir um tema ? Escreva para malgauer@gmail .com