Treinamento em família

Já pensou em realizar exercício físico em conjunto com toda a família? Essa é uma ação bem interessante para manter ativos todos os membros da sua casa. É uma poderosa estratégia para evitar a desmotivação, já que uns são responsáveis por incentivar os outros.

Caminhadas, passeios de bicicleta, corridas, esportes coletivos, academia, são exemplos de atividades que podem ser realizadas entre os membros da família. Iniciativas como essa já demonstraram ser eficazes para melhorar o convívio doméstico, já que os momentos executando exercícios físicos são prazerosos e proporcionam bem estar, que são automaticamente transferidos para dentro de casa.

A prática de exercício por toda a família proporciona hábitos mais saudáveis em casa, já que todos estão empenhados em atingir os mesmos objetivos, a alimentação passa a ser mais adequada para todos os integrantes, o risco de doenças cardiovasculares diminui, a obesidade passa a ser combatida, o convívio familiar passa a ser mais tranquilo e a sensação de bem estar passa a tomar conta do lar.

Crianças e adolescentes que praticam exercícios em convívio com os pais sentem-se mais motivados e confiantes, é comum em academias de artes marciais os programas de treinamento entre pais e filhos, o que já demonstrou ser bastante eficiente.

Apesar da excelente estratégia, é necessário ter alguns cuidados em relação as particularidades da prescrição de exercício para crianças e adultos. As crianças e adolescentes não devem realizar atividades com o mesmo volume e intensidade indicados para adultos, inclusive deve ser observado com cuidado se o jovem já se encontra na puberdade, pois antes dessa fase a ênfase do exercício é ainda mais particular.

Caso a família possua integrantes com idade mais avançada, é necessário observar as condições físicas do indivíduo e avaliar com cuidado a estratégia a ser adotada. É comum encontrarmos pessoas com 60 anos em melhores condições físicas do que outras com 35, por isso é necessário avaliar cada caso individualmente.

Antes de realizar um programa de treinamento em família, procure orientação de um profissional de Educação Física, nas academias verifique o planejamento pedagógico e avalie se a prescrição dos exercícios leva em consideração as particularidade da faixa etária.

O importante é manter todos ativos em casa, proporcionando qualidade de vida e bem estar dentro do lar.

Quer sugerir um tema ? Escreva para malgauer@gmail.com

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna