Em conversa com outro profissional a alguns anos atrás, debatíamos a respeito do trabalho realizado pelos médicos, sem dúvida uma das mais nobres das profissões do planeta, que salva vidas todos os dias com muito empenho e dedicação.
Será que é preciso sofrer com tantas doenças ao longo da vida? Diversos estudos descrevem que a maior parte das enfermidades poderia ter sido evitada através da prevenção, principalmente com bons hábitos de vida, visitas freqüentes ao médico e exames preventivos.
É unanimidade na comunidade científica que exercícios físicos frequentes e alimentação adequada podem reduzir drasticamente doenças em geral. Excesso de açúcares, bebidas alcoólicas, alimentos ricos em gorduras, cigarro, estresse, horas de sono abaixo do necessário, sedentarismo, obesidade, são fatores que podem desencadear inúmeras doenças ao longo da vida.
Obviamente, manter bons hábitos não é fácil, realizar exercícios em dias frios quando a cama se mostra convidativa, ingerir alimentos saudáveis quando a rede de fast food está logo à frente, ingerir bebidas em excesso com os amigos, tudo isso é sempre uma tentação.
Os hábitos ruins tem um preço que será cobrado em alguma fase da vida, exigindo a ingestão de medicamentos e mudanças de comportamento, entretanto de uma forma muito mais dolorosa e complicada.
Para melhorar seu condicionamento físico e ampliar sua qualidade de vida, não é necessário horas de treinamento árduo, dores musculares e sofrimento. Cerca de 30 minutos de exercícios aeróbios diários e algumas sessões semanais de força e flexibilidade são o suficiente para causar uma transformação em sua saúde. Procure ajuda de um nutricionista e verifique como é simples alterar seus hábitos alimentares e torná-los mais saudáveis.
É muito mais simples prevenir do que realizar tratamentos no futuro.