Bom dia amigo leitor. Hoje vamos falar sobre um mal que afeta a sociedade há muito tempo e cujos efeitos prejudiciais à saúde são mais do que conhecidos: o tabagismo. Este vício, além de químico pela nicotina é acima de tudo um hábito ligado diretamente a questão da saúde mental como já comentado anteriormente, pois o fumante estabelece uma rotina que relaciona várias atividades do seu dia ao hábito e prazer de fumar.
Várias campanhas já foram feitas para promover a cessação ao tabagismo, mas devido à dificuldade de mudar a rotina, o fumante acaba não aderindo a elas. É muito comum o hábito de associar um cigarro ao cafezinho, a uma conversa ao telefone ou a outras atividades rotineiras.
Pensando nessa perspectiva de auxiliar os brasileiros fumantes a abandonar o vício, o Ministério da Saúde oferta através do SUS, o Programa Deixando de Fumar Sem Mistério, que consiste em ações individuais e coletivas das equipes das Unidades Básicas de Saúde junto à população, dentre elas o incentivo à mudança de hábitos, principalmente alimentares com preferência por alimentos de baixas calorias e ingestão abundante de água, associados a atividade física regular. Neste sentido, o mais importante é convencer as pessoas a evitarem atos rotineiros relacionados ao consumo de cigarro, principalmente o café.
A equipe de intervenção costuma ser multiprofissional, tendo atuação de vários profissionais de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física, enfermeiros, dentre outros. A prática regular de atividade física é um importante recurso a ser utilizado para ajudar a abandonar o cigarro, pois além de mudar a rotina, auxilia na melhora do sistema cardiorrespiratório, na maior ingestão de água e na liberação de hormônios que dão a sensação de prazer e bem estar, estimulando o organismo a não depender de substâncias tóxicas, como a nicotina. Ressalto a importância da orientação de um profissional de Educação Física para a prática regular da atividade física e do acompanhamento da equipe multiprofissional nas atividades indicadas no programa, para fortalecer a vontade de parar de fumar.
Se você é fumante e deseja parar de fumar, procure a unidade de saúde mais próxima de sua casa e verifique a oferta deste Programa. O tratamento é o mais indicado para a cessação do tabagismo, visto que uma equipe de profissionais de saúde estará pronta para lhe dar todo o suporte necessário para auxiliá-lo nesta difícil mudança de hábitos.
Caso você, amigo leitor que está lendo a coluna de hoje, conheça fumantes em seu círculo social, oriente-os a abandonarem o vício da nicotina procurando uma unidade de saúde para participar do programa. A melhora na qualidade de vida será imensa, já sendo possível ver os primeiros benefícios logo nos primeiros dias de tratamento.