Sono é um aliado na perda de peso

Para perder peso é necessário uma alimentação balanceada e exercícios físicos, entretanto existe outro fator importante, um período de sono adequado.

A quantidade de horas de sono necessária para a recuperação completa pode ter pequenas variações para cada indivíduo. A Universidade de Loyola, em Chicago, nos Estados Unidos, publicou estudo sobre a quantidade de sono para cada faixa etária, para adultos entre 18 e 64 anos a recomendação é dormir entre 7 e 8 horas.

Outro estudo da mesma universidade comparou dois grupos de indivíduos que faziam a mesma dieta para redução de gordura corporal. O grupo 1 que dormia pelo menos 8,5 horas por dia, teve redução de 50% maior de gordura em relação ao grupo 2, que tinha apenas 5,5 horas de sono.

Cortisol é o hormônio do stress, ele é conhecido como um dos responsáveis pela obesidade. Após uma noite de sono, acordamos com elevados níveis cortisol, que vai diminuindo nas horas seguintes. Quando não dormirmos o suficiente esse hormônio permanece elevado durante todo o dia e favorece o aumento de peso.

Foi realizada pesquisa que comparou indivíduos que trabalham em fábricas, detectou que o índice de obesidade era bem maior no grupo que atuava no período noturno. A pesquisa revelou que esses indivíduos não conseguiam dormir o suficiente durante o dia, comprometendo o mínimo de horas de sono recomendado.

Após o exercício físico, seu corpo necessita de descanso para o aumento de massa muscular. Não adianta realizar as atividades na academia e não dormir adequadamente.

Resumindo, o exercício e dieta são fundamentais na perda de gordura, mas não esqueça de dormir adequadamente.

Quer sugerir um tema? Escreva para malgauer@gmail.com.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna