Sexo antes da competição atrapalha o rendimento?
Durante décadas os atletas foram orientados a evitar atividade sexual no dia anterior da prova ou partida. Entretanto, não existem evidências que sustentem que essa ação possa atrapalhar a performance atlética. O impacto está relacionado com a ingestão de bebidas alcoólicas (comum entre os casais) ou noite mal dormida. Em condições normais, alguns estudos demonstraram que a relação sexual pode contribuir com a redução da ansiedade antes da competição, nesse caso um fator positivo.
Alguns esportes como o futebol adotam o regime de concentração antes das partidas, evitando qualquer tipo de contato, mesmo aqueles que são casados. É uma atitude baseada em conceitos antigos, mas é bastante eficiente com aqueles atletas que gostam das “noitadas”.
Exercício físico atrapalha o sexo?
Indivíduos praticantes de exercício físico com uma boa condição atlética possuem benefícios durante a relação sexual. Resistência muscular e boa capacidade aeróbica contribuem no momento do sexo. Alguns estudos demonstraram que homens que praticam exercícios aeróbicos possuem maior capacidade de ereção, principalmente em função da circulação sanguínea mais eficiente.
Estudos em mulheres demonstram que a prática de exercícios físicos aumenta a libido. Observou-se contribuição positiva inclusive na menopausa.
Apesar dos benefícios, o excesso de exercícios físicos e desrespeito pelo período de recuperação mostraram-se prejudiciais no momento da relação sexual. A atividade sexual é comparada a exercícios físicos moderados. Dessa forma é necessário realizar com uma certa frequência. O esforço de forma esporádica pode causar impacto negativo ao coração.
O exercício físico é fundamental para um bom desempenho sexual, é mais um motivo para deixar o sedentarismo de lado, desenvolver um programa de treinamento e melhorar sua qualidade de vida.