Sedentarismo nos dias atuais – o que fazer?

Bom dia, prezado leitor. A partir de hoje, passo a contribuir com esta coluna neste importante jornal do estado do Paraná. Espero poder auxiliá-lo a refletir sobre cuidados com sua saúde e trazer informações que possam contribuir com a qualidade de vida de todos os paranaenses.

Nesta primeira coluna, gostaria de falar sobre algo que não é novidade, mas continua sendo um dos principais desencadeantes de uma série de doenças na sociedade moderna, principalmente hipertensão e diabetes, mas também de várias patologias osteomusculares (falta de flexibilidade, dores nas costas, entre outras): o sedentarismo.

A cada dia, observamos o número crescente de brasileiros que apresentam quadros de doenças crônico-degenerativas, geralmente devido ao estilo de vida sedentário, onde as facilidades e comodidades passam a reduzir os níveis de atividade física na rotina das pessoas. Adotar um estilo de vida mais ativo, com a prática regular de exercício, dinamizado por um profissional de Educação Física, permite que o organismo seja menos suscetível a ocorrência de afecções cardiorrespiratórias e musculoesqueléticas, possibilitando que o praticante possa ter um estilo de vida ativo e com saúde.

Sempre que for iniciar uma atividade física, é importante procurar orientação de um profissional devidamente habilitado, para que ele possa fazer uma avaliação do seu nível de condicionamento físico e tenha elementos para prescrever qual o melhor exercício a ser realizado por você. Importante lembrar que, ao iniciar um programa de exercícios, é fundamental que a intensidade e a duração sejam aumentadas gradativamente, de acordo com seu nível de condicionamento, e outros fatores que devem ser levados em conta, como idade e comorbidades existentes. Aproveito aqui para deixar o espaço aberto a você, amigo leitor, para saber quais as suas sugestões, e assim podermos manter um diálogo aberto sobre saúde e os cuidados para melhorarmos nossa qualidade de vida. Desejo um ótimo dia e até breve.

Marcelo Hagebock Guimarães
Profissional de Educação Física
Conselheiro CREF9/PR
CREF 010101-G/PR
mhgmarcelo@uol.com.br