Estar de bem com a vida começa com pequenas atitudes, como a educação. Para estar de bem consigo mesmo é preciso respeitar o próximo, observar onde termina seu direito e inicia de seu semelhante. Pequenas atitudes de educação e cordialidade são suficientes para melhorar seu dia e principalmente contribuir para o bem estar de outras pessoas.
Em 2006 deixei Curitiba por questões profissionais, tive a oportunidade de viver em pequenas localidades e grandes centros, experimentar culturas e experiências diferentes, como viver na cidade de São Paulo. Durante esse período sempre levei comigo um pouco de Curitiba, uma cidade de pessoas cultas, educadas, como senso de respeito e principalmente preocupação com o bem estar do próximo.
Comentava frequentemente com as pessoas em São Paulo, que em Curitiba as pessoas faziam filas para entrar no ônibus, mesmo nas estações tubo. Ressaltava que serviria de exemplo ao paulistano, que fica desesperado quando se abre a porta do trem nas estações de metrô. Quem um dia pegou qualquer linha em São Paulo nos horários de pico, sabe muito bem o que estou dizendo.
Nesse final de semana estive em Curitiba, sem sombra de dúvida tem grandes encantos, locais maravilhosos, linda como sempre. Após o meio dia fui a um grande shopping, precisamente na praça de alimentação, para minha decepção já não é mais uma regra tirar sua bandeja até um lixeiro, observei diversas mesas com restos de comida. Isso foi um choque para mim, que sempre encheu o peito pelos quatro cantos dizendo “deixar a bandeja na mesa é uma falta de educação tremenda, ainda bem que em Curitiba é regra deixar o espaço limpo para o próximo usuário”.
Conversando com minha professora, Mestre Maria Cristina Kogut (PUC-PR), essa confidenciou que na praça de alimentação da própria universidade isso ocorre com frequência, onde foi parar a educação?
Que tal começarmos a nos policiar e iniciar uma campanha entre as pessoas mais próximas para retomarmos esse excelente hábito? Se todos pensarem um pouco no semelhante, plantaremos um mundo muito melhor, é a corrente do bem!
Marcelo Algauer de Almeida
Formado em Educação Física, pós-graduado em Fisiologia do Exercício. Professor universitário, preparador físico e faixa preta de Taekwondo.
malgauer@gmail.com