A inatividade física está marcando presença no modo de produção e trabalho, exigindo dos funcionários, cada vez mais capacidades intelectuais e decisões rápidas, diante da informatização e automação dos equipamentos, que minimizam o trabalho muscular na execução de tarefas consideradas leves. As pessoas passam a maior parte do tempo sentadas em seus postos de trabalho.
Os programas voltados à promoção de atividades físicas regulares no próprio ambiente de trabalho se consolidam e assumem novos formatos. Quanto maior for a consciência de que o corpo deve ser mantido com saúde – melhorando suas condições, a disposição e a sensação de bem-estar, com uma coordenação motora que assegure integridade física, sem danos funcionais, melhor será a competência técnica do trabalhador e o seu compromisso de fato com a empresa.
Atividades físicas regulares, realizadas no próprio ambiente de trabalho, através de exercícios de compensação para movimentos repetitivos, exercícios de alongamento, fortalecimento, mobilização articular, soltura muscular, relaxamentos, técnicas de massagem, atividades lúdicas e de sociabilização, acompanhamento ergonômico, eventos específicos e temáticos fazem parte dos momentos dedicados a Ginástica Laboral.
Nessas oportunidades dentro das empresas, desenvolve-se um processo de ensino-aprendizagem, através do qual as pessoas se familiarizam com uma série de conceitos relacionados à saúde e a qualidade de vida, bem como vivenciam diferentes situações envolvendo a prática de atividades físicas.
Pessoas ativas apresentam menor tendência para ficarem doentes e se recuperam de modo mais rápido de eventuais problemas. Tanto a eficiência quanto a produtividade aumentam pelo fato das pessoas estarem mais dispostas, sentindo-se bem e com menor tendência a acidentes de trabalho. O resultado disso é uma força de trabalho mais saudável, mais envolvida com a empresa e mais produtiva. Esses hábitos, adquiridos na empresa, são levados até aos membros da família, tornando a mudança de hábito ainda mais efetiva. Todos ganham com essa mudança de comportamento.