Professor “técnico” ou “amigo”?

O sol tem brilhado cada vez mais e o calor já começa a predominar nessa época do ano. Parques e praças ficam cheias. As roupas cada vez menos e menores para suportar os dias quentes. Muita hidratação e alimentação mais leve começam a ser feitas sem nem percebermos, mas o corpo está buscando exatamente isso. Enquanto o nosso corpo está se adaptando, nosso ego começa a fazer uma autoavaliação e na maioria das vezes percebemos que podemos melhorar. Hora de ir pra academia. Já dei umas dicas de como escolher o ambiente de treino, como voltar a treinar, agora, umas dicas para escolher o Profissional que vai te atender e estimular para atingir os seus resultados.

O primeiro passo é ter certeza de que você está sendo atendido por um profissional de Educação Física registrado no seu Conselho de classe, o CREF. Isso é seu direito caso esteja treinando em um lugar privado, seja academia, clube, etc. Existem vários tipos de perfis de Profissionais, mas aqui vou me ater aos dois principais: o “amigão” e o “técnico”.

O “amigão” é muito comum nas academias. Conversa com todos, dá risadas, monta treinos, convida pra sair e tem um excelente relacionamento com o público, mas na maioria das vezes não faz muitas correções, não avalia resultados (porque gera poucos) e estimula muito pouco os clientes a serem mais assíduos.

O técnico cumprimenta e conhece todos os clientes também, mas conversa menos. Chega para fazer uma correção mínima (mas que faz diferença) e explica o porque está fazendo essa correção. Ele monta treinos, quer que sejam cumpridas as metas, cobra a presença do cliente, avaliações físicas regulares, empenho. Para ele, os resultados motivam. Claro que estou falando de dois extremos e que como todo perfil, existem profissionais que tem as duas características, mas são poucos.

Em geral, você irá perceber uma predominância de uma ou de outra no seu professor. Mas qual é o melhor? Isso depende do que você quer. Todos que buscam uma academia querem algum resultado, isso é fato. Mas algumas pessoas estão mais preocupadas em ter um lugar para se relacionar, fazer network, descontrair, do que melhorar o físico. Porém, outras estão na academia porque querem resultados e essa é a prioridade.

Se você é uma dessas, procure o professor mais técnico e mostre seu empenho. Ele vai adorar montar treinos cada vez mais desafiadores para você pois sente e vê o retorno do seu trabalho. Caso você esteja buscando resultados mas o relacionamento é mais importante, busque o professor que tem melhor relacionamento dentro da academia para que ele te apresente mais pessoas e te inclua nas “rodas” sociais. Sendo assim, é muito importante que você tenha bem claro o seu objetivo ao se matricular em uma academia, pois poderá determinar qual o profissional tem o melhor perfil para te ajudar a conquistá-lo. Bom treino a todos.