Osteoporose é uma doença que reduz a massa óssea, ou seja, faz com que os ossos fiquem mais fracos e possam quebrar com mais facilidade. Estima-se que 15 milhões de brasileiros possam desenvolver essa patologia.
O enfraquecimento dos ossos é um processo natural do envelhecimento, entretanto uma alimentação ruim, sedentarismo, sono irregular e uso de alguns medicamentos podem acelerar o quadro.
O exercício físico é uma ferramenta poderosa na prevenção e tratamento da osteoporose, diversos estudos publicados demonstraram a manutenção do tecido ósseo em pessoas saudáveis e recuperação em pacientes que já apresentavam a doença.
No passado existia um “mito” que pessoas com osteoporose não poderiam realizar nenhum tipo de exercício com impacto, eram direcionadas apenas para atividades na água como hidroginástica. Estudos foram feitos e demonstraram que os exercícios na água melhoravam a resistência, entretanto não contribuía no fortalecimento dos ossos como era esperado.
Indivíduos com osteoporose devem realizar exercícios de força, com o aumento da massa muscular, os ossos passam a se fortalecer naturalmente, essa estratégia já demonstrou ser capaz de resultados surpreendentes. Atividades de médio impacto como caminhadas, corridas leves, esportes coletivos, demonstraram ser muito eficientes na prevenção e tratamento da osteoporose.
Não espere a doença chegar, procure a prevenção através de hábitos saudáveis, caso você já tenha osteoporose essas dicas servem como auxílio no tratamento médico.
Quer sugerir um tema? Escreva para malgauer@gmail.com
Marcelo Algauer de Almeida
Formado em Educação Física, pós-graduado em Fisiologia do Exercício. Professor universitário, preparador físico e faixa preta de Taekwondo.
malgauer@gmail.com