Em geral sim, mas existem restrições em gestações de risco. Essa avaliação será feita pelo médico, que pode recomendar repouso total ou atividade de baixo volume e intensidade.

continua após a publicidade

É muito importante consultar seu obstetra antes de iniciar qualquer tipo de atividade na gestação. Mulheres com histórico de parto prematuro, sangramentos, problemas na coluna lombar, patologias nos joelhos e quadril, devem ser avaliadas com cuidado antes de iniciar um programa de exercícios físicos.

São vários os benefícios relacionados à prática de exercícios durante a gravidez, como a redução das dores nas costas, redução do inchaço causado pela má circulação, redução da sensação de cansaço, manutenção do tônus muscular, prevenção da hipertensão e diabetes gestacional, até mesmo a incômoda prisão de ventre.

As mulheres que mantém uma rotina de exercícios físicos durante a gestação têm uma recuperação mais rápida pós-parto, seja normal ou não.

continua após a publicidade

Estudos publicados demonstraram que a prática de exercícios físicos na gestação também proporciona benefícios aos bebes, principalmente em função do aumento da oxigenação sanguínea.

As praticantes de exercícios físicos antes da gestação podem manter suas atividades normalmente, entretanto se faz necessário a redução de volume e intensidade de treinamento gradativamente durante esse período. São inúmeros relatos de mulheres que praticavam exercícios até o último dia de gestação, sem apresentar nenhum problema relacionado a essa prática.

continua após a publicidade

Algumas mulheres decidem iniciar a prática de exercícios ao descobrirem que estão grávidas, é possível adequar o treinamento a essas condições, nesse caso é fundamental a orientação de um profissional de Educação Física especialista em gestantes, que após avaliação física decide a melhor estratégia de forma individualizada, já que programas generalistas não são ideais.

A melhor estratégia é programar a gravidez, preparar seu corpo de forma adequada anteriormente e desfrutar dos benefícios do exercício durante a gestação.

O importante é se manter ativa durante todas as fases da vida, desfrutando de uma alimentação equilibrada e ser beneficiada por essas atitudes saudáveis.