A leitora Liliane fez a seguinte pergunta, “musculação emagrece?”. Sim! Em diversos estudos publicados a musculação demonstrou ser eficiente na redução de gordura corporal, inclusive alguns autores defendem ser mais eficaz do que exercícios de predominância aeróbia, como corridas e ciclismo.
O importante é saber a diferença entre peso e percentual de gordura corporal. Um indivíduo, durante um programa de musculação, pode reduzir seu percentual de gordura e manter seu peso original. É claro que esteticamente as mudanças serão observadas, mas a balança pode não demonstrar redução de peso corporal. É comum ouvir a seguinte frase: “Transformei minha gordura em massa muscular”. Na verdade houve redução do percentual de gordura e ganho de massa muscular magra.
Em programas que visam a redução de gordura corporal, era comum a prescrição de longas caminhas, corridas e ciclismo, pois se trata de um conceito baseado na utilização de gordura como fonte primária durante a execução da atividade, uma estratégia que pode ser utilizada e demonstrou-se eficiente ao longo dos anos.
O que diversos estudos vêm demonstrando, é que os exercícios de musculação são mais eficientes na redução de gordura durante a fase de recuperação do exercício, também chamado de EPOC.
Após a realização da atividade, o organismo passa por um período de recuperação e nessa fase o metabolismo permanece acelerado acima dos níveis normais em repouso. É o momento de recuperar as perdas causadas durante o exercício.
A musculação demonstrou ser o exercício mais eficiente para o aumento da taxa metabólica durante a fase de recuperação que, associada a uma baixa ingestão de carboidratos, faz com que o organismo utilize suas reservas de gordura corporal.
Apesar da musculação ser mais eficiente na redução de gordura corporal, os exercícios aeróbios são fundamentais na manutenção da saúde e devem ser realizados em programas de exercício físico, a associação entre as duas atividades é o ideal.
Quer sugerir um tema? Escreva para malgauer@gmail .com.