Por volta dos 30 anos, o organismo inicia o processo de envelhecimento. Além da estética, a redução da força e massa muscular é acelerada. A manutenção dos níveis de força é fundamental. Inúmeros experimentos demonstraram a recuperação do movimento em idosos que já não conseguiam se deslocar sem a ajuda de outras pessoas.

continua após a publicidade

O importante é realizar exercícios de força durante todas as fases da vida, e dessa maneira reduzir os impactos causados pela redução da massa muscular nas últimas décadas da vida.

Na ausência de academias, é possível manter bons níveis de força com exercícios utilizando o peso do corpo. Procure orientação com algum profissional de Educação Física.

Além dos benefícios já citados, os estudos demonstraram que o treinamento de força é fundamental na prevenção de lesões musculares. Você que sofre com esse problema, é importante verificar o equilíbrio de força nos principais grupos musculares.

continua após a publicidade

O aumento de força não precisa vir associado ao aumento significativo de massa muscular (hipertrofia). Essa é uma preocupação de algumas mulheres, que não desejam uma definição exagerada.

A melhoria dos níveis de força não está associada apenas a um bom programa de treinamento, mas pelo respeito ao período de recuperação e alimentação equilibrada. Em caso de dúvidas sobre os nutrientes necessários, procure um nutricionista de sua confiança. Esse profissional será muito importante na avaliação de suas necessidades. Evite comprar suplementos e complementos alimentares sem saber realmente o que você necessita, evitando gastar dinheiro com produtos que seu organismo não esteja precisando.

continua após a publicidade

Na próxima coluna vamos abordar o tema flexibilidade e alongamento.
Quer sugerir um tema ? Escreva para malgauer@gmail.com