A coluna de hoje é uma forma de protesto e solidariedade aos professores que estiveram na ‘guerra‘ promovida pelo governo do Estado do Paraná na última semana.
Enquanto países com maior nível de desenvolvimento comprovam durante décadas que o investimento em educação, respeito e valorização dos professores é a chave do sucesso, observamos no Brasil políticas que caminham em sentido contrário.
Redução do investimento em educação, falta de infraestrutura nas escolas e universidades, baixa remuneração dos professores, são exemplos de políticas que reduzem a capacidade de crescimento e desenvolvimento da nação.
Não tenho palavras para descrever ao observar imagens dos professores sendo agredidos com cassetetes, balas de borracha, spray de pimenta e gás lacrimogênio, enquanto protestavam pelos seus direitos e suas reivindicações.
Apesar de todos os protestos, os deputados que são eleitos pelo povo para representar os desejos e anseios da população, deram continuidade à votação mesmo com os servidores sendo agredidos do lado de fora da Assembleia Legislativa. Enquanto isso o governador do estado não teve a sensibilidade de solicitar a retirada do projeto, mesmo sabendo que o confronto seria inevitável no Centro Cívico.
Não tenho dúvidas que uma educação de qualidade seria o fim dos péssimos políticos, já que a população teria capacidade de escolher com melhor critério seus representantes no poder legislativo e executivo. Não seria esse um dos motivos da falta de investimento em educação?
A maneira mais eficiente da população lutar pelos seus direitos é na urna. Conheça melhor os candidatos, sua história, suas propostas e os princípios do seu partido.
A história paranaense é manchada novamente pelo desrespeito dos políticos aos professores. Espero que tenha sido pela última vez.