Com a chegada do verão, a prática de exercícios físicos em dias de alta temperatura necessita de cuidados especiais, incluindo a hidratação.
Em atividades de longa duração em dias quentes, o organismo precisa ativar com eficiência seus mecanismos para redução da temperatura corporal. O mais importante é o sudorese, uma ação extremamente eficaz, pois a evaporação do suor resulta em redução de temperatura.
Com a perda de líquidos durante o exercício, é necessária a reposição hídrica. Em princípio a ingestão de água é suficiente para repor as perdas. Entretanto, a sudorese vem acompanhada da perda de sódio e potássio em provas de longa duração, o que pode causar um grande problema em relação a contratação muscular, em casos extremos até mesmo para a saúde.
Os músculos esqueléticos necessitam de sódio e potássio para a contratação muscular, com a redução dessas substâncias a contração é prejudicada. Com a ingestão apenas de água, os índices de sódio são ainda mais prejudicados com a diluição entre as substâncias, reduzindo a capacidade de continuar o exercício.
Em seguida são observados redução de performance, câimbras, tonturas e falta de capacidade de coordenação dos movimentos, causados pela capacidade neuromuscular reduzida.
Uma das cenas mais impressionantes dos efeitos da hiponatremia foi a chegada da atleta suíça Gabrielle Andersen na maratona das Olimpíadas de Los Angeles.
A redução dos níveis de sódio e potássio é tão grave quanto a desidratação em exercícios em dias quentes e de longa duração, nesse caso é necessário a ingestão de bebidas isotônicas, largamente vendida no país.
Preciso sempre tomar essas substâncias ?
Não, apenas em situações de exercício extremo.
Qual a melhor bebida para hidratação ?
A bebida recomendada para exercícios e situação normal continua sendo água, lembrando que o excesso de sódio também pode ser prejudicial a saúde e ao exercício.
Em caso de dúvida, procure um nutricionista especialista em esportes, é o profissional mais adequado para prescrever qualquer tipo de substância para praticantes de exercícios físicos.
Por Marcelo Algauer de Almeida.