A Ergonomia é definida como uma ciência responsável por adaptar o trabalho ao ser humano, analisando o ambiente, a informação, as máquinas, a organização e as consequências do trabalho a saúde do trabalhador.
O trabalho é uma necessidade básica do ser humano, entretanto está normalmente relacionado com movimentos não naturais, como permanecer sentando em frente ao computador, dirigir, operar máquinas, etc. Essas práticas realizadas de forma incorreta estão relacionadas a problemas de saúde, causando consequências negativas ao trabalhador até afastamento de suas atividades.
A Ergonomia tem como característica a interdisciplinaridade, amparando-se em diversas ciências como a Fisiologia, Antropometria, Biomecânica, Psicologia, entre outras. Engenheiros de Segurança, Técnicos em Segurança, Psicólogos, Enfermeiros, Médicos, Fisioterapeutas, profissionais de Educação Física, são exemplos de profissionais envolvidos diretamente e de forma multidisciplinar nessa ciência.
A Fisiologia Humana é a ciência que estuda o funcionamento e equilíbrio do ser humano, explicando fatores físicos, químicos, bioquímicos e sua relação com a origem, manutenção e propagação da vida humana. É responsável por compreender as características das células, tecidos, sistema nervoso, sistema muscular, sistema circulatório, produção de hormônios, etc.
A Ergonomia utiliza conceitos da Fisiologia Humana para compreender os impactos do trabalho na vida do ser humano, dessa forma atuar principalmente de forma preventiva, garantindo a manutenção da saúde do trabalhador.
Quem atua em organizações empenhadas na saúde de seus colaboradores, conhece bem as vantagens da utilização de métodos e conceitos que possam prevenir as doenças relacionadas ao trabalho, como exemplo a LER.
O trabalho pode causar consequências negativas à saúde como: problemas de circulação, dores musculares, tendinites, dores de cabeça, problemas articulares, stress, entre outros. A Ergonomia é aliada do trabalhador na prevenção das mais diversas doenças do trabalho, procure compreender seus conceitos e benefícios.
Você trabalhador, deve estar sempre atento às orientações repassadas pelas equipes de segurança de sua empresa, cumprindo sempre de forma integral. Procure participar ativamente das sessões de Ginástica Laboral e se possível peça orientação sobre como realizar os exercícios mesmos nos dias em que as atividades não ocorrem.
A coluna é uma homenagem à engenheira de Segurança Adriana Carstens, que está iniciando uma nova etapa em sua vida profissional assumindo a cadeira de Ergonomia em uma instituição de ensino superior na capital paranaense.
Na próxima coluna estaremos abordando a Antropometriana Ergonomia.
Por Marcelo Algauer de Almeida