Com a proximidade do verão, as temperaturas passam a ser maiores e o dia mais longo, o que desperta o interesse na prática de exercícios físicos.

continua após a publicidade

Exercício em temperaturas mais altas exige mais cuidado com a hidratação, pois o organismo consome mais líquido, além da maior quantidade de perda pelo suor. Evite alimentos pesados e de difícil digestão. Opções saudáveis, como frutas, verduras e grãos, são mais adequadas nessa estação. Em caso de dúvidas, consulte um nutricionista.

Evite realizar exercícios nos horários mais quentes, entre 11h e 15h, principalmente se forem realizadas ao ar livre. A prática de exercícios durante as primeiras horas da manhã e no final do dia é a mais adequada.

Procure utilizar roupas leves que permitam a transpiração. Caso seja possível, dê preferência aos tecidos que facilitam a evaporação do suor. Essa é uma das maneiras mais eficientes que o organismo utiliza para manter a temperatura em níveis adequados. Não use roupas pesadas ou plásticas para reduzir peso corporal, essa não é uma prática recomendada para indivíduos que procuram exercícios em prol da saúde e qualidade de vida.

continua após a publicidade

O protetor solar é outro item indispensável em exercícios ao ar livre. Mesmo nos horários em que os raios solares estão mais fracos, o uso desse produto é altamente recomendável. Segundo o INCA, o tipo de câncer mais comum no Brasil é o de pele, correspondendo a 25% de todos os tumores malignos registrados no país, por isso, nada melhor que a prevenção.

Acompanhamento médico é uma prática que deve ser feita durante todo o ano. Caso você não tenha visitado um profissional de saúde nos últimos meses, é recomendável realizar uma consulta antes de praticar exercícios físicos.
Apesar de ser mais prazeroso realizar exercícios nos meses mais quentes, os cuidados são maiores. Aproveites as dicas e mantenha sua saúde em dia.

continua após a publicidade

Quer sugerir um tema ou fazer alguma pergunta? Escreva para malgauer@gmail.com

Marcelo Algauer de Almeida
Formado em Educação Física, pós-graduado em Fisiologia do Exercício. Professor universitário, preparador físico e faixa preta de Taekwondo.
malgauer@gmail.com