Exercícios físicos x alimentação saudável: qual caminho a seguir?

Bom dia! Acredito que, assim como eu, você já ouviu inúmeros depoimentos sobre aquela dieta milagrosa ou aquela atividade física que vai resolver sua vida, correto? Na mídia (televisão, jornal, internet, rádio, e outros) há tantas informações, que nós acabamos nos perdendo em qual é a melhor dica ou orientação.

Já escutei infindáveis orientações de dietas, como a dieta da proteína, dieta da lua, dieta da sopa, só para ilustrar algumas. É claro que também já ouvi que a prática aleatória de atividade física também contribuía para perda de peso, qualidade de vida e saúde. Mas será isso mesmo ideal para todas as pessoas?

Você pode se perguntar agora: mas para melhorar a minha qualidade de vida, devo mudar meu estilo de vida ou minha alimentação? Qual a melhor opção para que eu possa ser uma pessoa saudável?

Pois é, meus amigos. São muitas informações e às vezes fica difícil saber o que realmente fazer, não é? Pois bem, vou tentar esclarecer algumas coisas na coluna de hoje. Primeiro, não existe dieta milagrosa e muito menos uma forma imediatista de perder peso e melhorar a qualidade de vida. Ao pensar pelo qual tipo de alimentação você deve optar, o ideal é procurar orientação profissional, neste caso, ninguém melhor que um nutricionista para estabelecer junto com você uma dieta mais saudável e a qual você possa se adaptar, mudando seus hábitos alimentares.

Você deve estar me perguntando: e com relação a atividade física? Toda e qualquer atividade física vai me fazer bem? A resposta é não, cada pessoa possui um perfil e um histórico de vida e de saúde diferente, e nem sempre pensar que qualquer exercício irá lhe fazer bem é correto. Por isso, o mais importante é avaliar cada caso. Nesta situação, é importante que você procure ajuda de um profissional de Educação Física para realizar uma avaliação e junto com você estabelecer um programa de exercícios de acordo com suas necessidades e suas preferências.

E agora, ficou mais fácil fazer uma opção? Espero que ainda não, pois a melhor atitude a ter agora é não fazer uma opção por uma alimentação saudável ou pela prática de exercício físico, mas mudar seu estilo de vida associando ambas, desde que devidamente orientadas por profissionais habilitados e qualificados.

Mudar uma rotina de vida não é algo simples. Para isto, é necessário força de vontade e persistência, mas eu posso garantir que vale a pena, pois, além de você sentir uma melhora na qualidade de vida, vai perceber maior disposição para outras atividades que deixou ou parou de fazer por preguiça, ou por falta de tempo, já que também aprenderá a organizar seu tempo para todas as demais atividades diárias. Vamos seguir em frente e mudar essa rotina e seu estilo de vida. Hoje vou ficando por aqui, deixando meu até breve e forte abraço.