O exercício físico uma excelente ferramenta para manutenção da saúde, contribui na prevenção de doenças diversas como hipertensão, diabetes, doenças cardíacas, etc.
Entretanto, um estudo realizado pelo Instituto Nacional do Câncer revelou que praticantes de exercícios físicos reduzem as chances do aparecimento da doença em 19%. A explicação está relacionada à quantidade de gordura corporal, pois quanto maior a o número de células gordurosas no organismo, maior a probabilidade de inflamações e surgimento de células cancerígenas.
Como no Brasil a quantidade de pessoas obesas vem aumentando nas últimas décadas, a probabilidade de aumento de indivíduos com câncer pode ser em torno de 35%.
Estudo realizado na Europa, com mais de 400 mil voluntários demonstrou que a prática de exercícios reduziu em 22% o aparecimento de diversos tipos de câncer.
Um experimento bastante curioso foi realizado com mulheres fumantes e praticantes de exercícios físicos. Aquelas que continuavam fumando e praticando exercícios, tiveram 23% menos chances de aparecimento de câncer no pulmão em relação às fumantes sedentárias. Aquelas que fumaram por anos e deixaram o vício, reduziram em 37% a probabilidade de aparecimento desse tipo de doença.
essaltando que o fumo é o principal responsável por câncer de pulmão no planeta, ficar longe do cigarro ainda é a melhor forma de prevenir a doença.
Realizar exercício físico pelo menos 30 minutos por dia, uma dieta equilibrada, evitar bebidas alcoólicas em excesso, continua sendo o melhor caminho para uma vida saudável.
Por que não mudar seus hábitos a partir de hoje?
Marcelo Algauer de Almeida
Formado em Educação Física, pós-graduado em Fisiologia do Exercício. Professor universitário, preparador físico e faixa preta de Taekwondo.
malgauer@gmail.com