Recebi algumas perguntas em relação a exercício físico e sono, assunto que abordei superficialmente em outra coluna.
Já está comprovado que praticantes de exercício físico têm mais facilidade para dormir, com um período de sono mais tranquilo e renovador.
Alguns experimentos demonstraram que indivíduos que praticam exercícios no período da noite relatam alguma dificuldade em dormir, enquanto outros descrevem que, mesmo realizando as atividades no período noturno, a contribuição para o sono é positiva.
Os entrevistados que praticavam exercícios no período da manhã e tarde não apresentavam problemas para dormir nos dias em que realizavam as atividades.
Em função das agendas profissionais, é natural que grande parte das pessoas utilize o período da noite para se exercitar, entretanto, esse planejamento pode interferir no sono.
Caro leitor, ao iniciar um programa de treinamento em que as atividades ocorram no período da noite, é prudente observar se não ocorrem distúrbios de sono nos primeiros dias. Caso seja observado, verifique a possibilidade de alterar o período de atividade. Na impossibilidade, procure realizar os exercícios mais cedo, proporcionando o maior espaço de tempo possível em relação ao horário de dormir.
Quer sugerir um tema? Escreva para malgauer@gmail.com.