Exames e exercícios

Algumas pessoas me perguntam frequentemente sobre o tema, questionam sobre métodos para verificar se estão aptos a realizar exercícios físicos.

É comum observarmos matérias sobre o tema na TV, indicando que antes de iniciar um programa de treinamento é obrigatória uma consulta médica, realizar alguns exames, somente em seguida realizar exercícios físicos.

Procurar um médico e realizar procedimentos de rotina, não deve ser realizado apenas antes de iniciar exercícios, mas por toda vida. Normalmente, só procuramos atendimento especializado quando realmente estamos doentes, dessa forma se torna impossível prevenir os problemas de saúde e tratar antes que se tornem graves.

Para iniciar um programa de exercícios físicos não é obrigatório realizar exames médicos, mas é recomendável caso seja possível. Isso quer dizer que posso iniciar a prática de atividades analisando as respostas do organismo, tais como: dores no peito, cansaço, tonturas, alterações na pressão arterial, etc. Em caso de qualquer alteração pare as atividade imediatamente e procure atendimento médico, a maioria das doenças graves se manifesta já nos primeiros minutos.

Algumas matérias sobre morte na prática de exercício surgem raramente nos meios de comunicação, entretanto do ponto de vista científico a probabilidade de um indivíduo vir a falecer em virtude da prática de alguma atividade é praticamente zero.

Inicie seus exercícios de forma moderada, sempre com o acompanhamento de um profissional de educação. Procure realizar visitas ao médico e realizar exames de rotina, sua saúde agradece.

Coluna dedicada ao senhor José Jorge Chami, da Cooperativa Agrária em Guarapuava, assíduo leitor da coluna e torcedor apaixonado pelo Coritiba.