Estão tocando piano ao seu redor

Hoje quero compartilhar um fato marcante, ocorrido no saguão de um hotel onde estive hospedado em Copacabana.

Eu havia encerrado minhas atividades profissionais por volta das 20h30 daquela terça-feira. Saí para jantar e percebi que aquele belo piano de cauda estava sendo tocado. Assim como todos os demais hóspedes, passei pelo saguão e segui meu rumo normalmente.

Quando retornei do jantar, passei novamente pelo saguão e pelo piano, que continuava sendo tocado por uma senhora que pouco aparecia atrás daquele enorme piano.

Parei em frente ao elevador, retornei e fiquei ouvindo-a tocar por alguns instantes. A senhora rapidamente percebeu minha presença de frente para ela e notou minha atenção ao que estava tocando. Após mais uma música, ela me olhou, sorriu de uma maneira cordial e simpática. Retribui o sorriso de aprovação e me sentei na poltrona para ouvi-la atenciosamente. Como se fosse mágica, aquela senhora no alto dos seus 70 anos começou a tocar as teclas com mais vitalidade, balançando seu corpo elegantemente ao ritmo das canções por ela interpretadas – agora num volume entusiástico, que me tocava de maneira emocionante. Por mais duas vezes ela me olhou e, como eu estava focado em sua “apresentação”, trocamos sorrisos novamente, como se aquilo fosse um brinde, algo semelhante a duas taças que se tocavam e emanavam num vibrante “tim-tim”. Isso durou o tempo de 3 belas músicas. Ela fez uma breve pausa, repousou as mãos em suas pernas e me olhou novamente. Não tive duvidas: aplaudi sonoramente aquela simpática e talentosa senhora, para quem eu disse: “Parabéns! Que momento especial que a senhora proporcionou agora!”. Para minha surpresa, a resposta dela veio com uma voz firme e delicada: “Foi especial para mim!”

A mágica desse momento está em percebermos, diariamente, o piano que está sendo tocado ao nosso lado. Muitas vezes passamos por momentos tão belos e sequer percebemos, pois estamos tão “enfurnados” em nossas agendas e compromissos que perdemos a noção do belo que acontece em nossa volta. Aquele momento foi especial não porque eu estava ali, mas porque alguém estava ali para prestigiá-lo e para “consumir” o que ela servia graciosamente.

A simplicidade e a magnitude desse fato me fizeram refletir também que isso só pode acontecer porque eu e aquela senhora estávamos com saúde para exercer nossas atividades diárias. Caso um ou outro estivesse doente ou hospitalizado, esse momento não poderia ter acontecido. Fica evidente o quanto é importante cuidar da nossa saúde e alimentá-la com coisas boas e agradáveis, lembrando que as coisas boas e agradáveis são as mais simples e que estão disponíveis ao nosso redor, diariamente. Preste atenção em quem está tocando piano ao seu lado e saboreie as especiarias da vida. Dedique momentos de atenção às pessoas com as quais convive e viva com sabedoria. Qualidade de vida é uma conquista diária! Um grande abraço!

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna