A dieta paleolítica conhecida também como paleo diet ou dieta do homem das cavernas refere-se ao período da história que começou há mais de dois milhões de anos atrás, quando nossos ancestrais viveram como caçadores-coletores e alimentavam-se basicamente de animais selvagens, peixes e plantas disponíveis na natureza. Para a adaptação da dieta paleolítica nos dias de hoje foram excluídos alimentos adicionados de açúcar ou farinhas, produtos lácteos e leguminosas (feijões, sojas, ervilhas e grãos-de-bico), cereais, grãos, batatas, sal, açúcar refinado, demais óleos, gorduras e alimentos industrializados são permanentemente proibidos.
Porque esta dieta?
Geralmente o aumento no número de casos de obesidade é relacionado ao estilo de vida ocidental com pouca atividade física e alto consumo de energia. A justificativa da dieta paleolítica surge das várias doenças crônicas diagnosticadas na vida moderna, como diabetes, obesidade câncer e doenças cardiovasculares, que geralmente são associadas a abundância destes alimentos na sociedade. Nesse sentido, a proposta desta dieta é além do emagrecimento, também promover a melhora dos fatores de risco para estas doenças crônicas endêmicas da vida moderna.
Vale a pena fazer esta dieta?
A princípio, a diminuição dos alimentos considerados “culpados” pelo aumento de peso pode sim significar uma vantagem. Atualmente, além dos industrializados como bolachas, salsichas e alimentos congelados estarem repletos de calorias provenientes de açúcares e gorduras, há também grande concentração de sódio, corantes e conservantes, relacionados ao desenvolvimento de hipertensão arterial e alergias. Intervenções de curto prazo com a dieta paleolítica mostraram alguns efeitos favoráveis a dieta, contudo mais estudos são necessários.
Pode-se dizer que no passado, o homem se exercitava para conseguir o alimento, e hoje não precisa mais gastar energia para tanto. Deve-se ter consciência de que mesmo os alimentos e as carnes consumidas mudaram ao longo dos milênios, além disso, a dieta paleolítica propõe uma mudança muito radical no padrão alimentar atual.
Dica de Nutricionista
Quando o assunto é mudanças na alimentação o nutricionista é o profissional habilitado para avaliar as necessidades nutricionais de acordo com as características de cada indivíduo e orientar a alimentação adequada com alimentos que proporcionem ao organismo todos os elementos necessários para uma vida saudável.