Dieta do jejum

Várias estratégias para perda de peso vêm surgindo ultimamente. A dieta que vem ganhando seguidores é a do jejum intermitente. Esta onsiste em dias alternados de alimentação e jejum, trata-se de diminuir ou restringir a alimentação em um ou dois dias por semana, seguido geralmente de dieta livre ou com leve restrição nos dias seguintes.

Por que o jejum?

Dados históricos inclusive relatórios médicos de vítimas da fome, prisioneiros de guerra ou ainda por práticas religiosas em que houve a prática do jejum, evidenciam a capacidade do corpo em se adaptar à fome prolongada. Contudo, nestes mesmos relatórios os efeitos destes acontecimentos no organismo humano não estão claramente registrados. Atualmente estudos realizados com pessoas que apresentavam sobrepeso e obesidade revelaram que a dieta do jejum diminuiu peso corporal e indicadores de risco de doenças cardíacas, além de trazer benefícios aos diabéticos.

Será que a dieta do jejum é realmente a última alternativa?

A fome não deve ser recomendada como opção de tratamento para a obesidade ou perda de peso, pois pode causar complicações e deficiências de vitaminas e eletrólitos. Também é importante considerar a composição da perda (gordura e massa magra), pois há indícios de maior perda de massa magra, água corporal e não necessariamente de gordura.

Ainda por responder

Não se sabe ainda qual o impacto psicológico que esta dieta tem e se é realmente eficaz para a perda de peso. Há controvérsias se funciona a longo prazo e se há manutenção do novo peso e, a principal questão é: quais as consequências que essa dieta traz ao organismo humano?

Para responder estas perguntas são necessárias mais pesquisas sobre os efeitos desencadeados pela dieta do jejum.

Conclusão

Apesar de a dieta do jejum levar à redução de peso inicial, a perda de peso não parece ser duradoura, sua manutenção requer reeducação alimentar, tema que não foi discutido nos estudos analisados. Além disso, a perda de nutrientes no final da dieta não está claramente documentada, além de ser necessário identificar os efeitos colaterais que este método implica.

Dica de nutricionista

Vale lembrar que emagrecimento e saúde dependem de bons hábitos os quais compreendem ter a alimentação equilibrada e saudável. O nutricionista, com seu conhecimento técnico é habilitado para avaliar as necessidades nutricionais e orientar a alimentação adequada para manter a vida saudável, não sendo necessário utilizar modelos pouco fundamentados.