Recentemente a dieta detox vem ganhando vários seguidores. Conhecida também como a “dieta de detoxificação hepática” este método promete “limpar” o fígado de toxinas com o objetivo de melhorar a saúde, evitar doenças e, além disso, promover a perda de peso. Será que isso é realmente possível?
Porque esta dieta?
Nos últimos tempos estamos expostos a um ambiente cada vez mais tóxico, com o aumento de produtos químicos industriais, aditivos alimentares, drogas, agrotóxicos, além de outros resíduos produzidos pelo nosso metabolismo e que não são úteis ao nosso corpo. Muitas destas toxinas podem ser prejudiciais à saúde quando acumuladas em nosso organismo.
Nosso corpo consegue se desintoxicar naturalmente. O fígado é um dos órgãos responsáveis por essa eliminação de substâncias tóxicas. Nesse sentido, alguns alimentos têm sido estudados como responsáveis pela ativação deste sistema de detoxificação natural hepática. Desta forma, há indícios de que consumir certos alimentos poderiam auxiliar nosso organismo a eliminar toxinas. Deste conceito de desintoxicação surgiram os programas detox. Contudo, nos últimos tempos tem havido um crescimento de métodos principalmente alimentares de desintoxicação, incluindo sucos, dietas, suplementos nutricionais, jejum entre outras modalidades.
Sendo assim, é possível desintoxicar?
Apesar das dietas detox receberem ampla publicidade, ainda não há comprovação científica de sua eficácia, pois poucos estudos avaliaram esta possibilidade através da alimentação. Conclui-se que é possível manter uma dieta saudável que preserve o fígado, mas não é necessário fazer estas dietas.
Na verdade, as pessoas que consomem, por exemplo, os sucos detox, sentem-se melhor, no entanto, isto pode ser resultado da diminuição do consumo de alimentos gordurosos e açucarados. Isto acontece quando alguém consome os alimentos mais saudáveis contidos no detox que é na verdade um suco de vegetais. Talvez a dieta detox devesse chamar a dieta de descanso hepático, ainda assim, apesar dos benefícios a alimentação e o metabolismo humano são extremamente complexos, e manter a saúde depende de um conjunto de bons hábitos, parte de um dia a dia saudável.
Dica de Nutricionista
As orientações básicas para uma vida saudável todos conhecemos: manter-se hidratado, realizar atividade física regular, consumir frutas e verduras, além de diminuir o consumo de gorduras e açúcares. Para isso conte sempre com a orientação de um profissional de saúde, especialmente o nutricionista quando o assunto é alimentação.
Por Pânera Charnioski de Andrade e Regina Maria Vilela