Olá, meu amigo leitor. Continuando o tema anterior da nossa coluna sobre dicas de saúde, hoje iremos falar sobre o diabetes não-insulino dependente. Essa é uma das causas mais comuns da Diabetes Mellitus, sendo a prevenção e os devidos cuidados, o melhor tratamento.
A Diabetes Mellitus não-insulino dependente é uma doença gerada pela má absorção da insulina, ou seja, diferentemente do que acontece nos casos dos diabéticos insulino-dependentes, nesta situação o pâncreas produz o hormônio, mas o organismo tem dificuldade de absorvê-lo para metabolizar a glicose do sangue. Isso ocorre porque as células são resistentes à ação da insulina, especialmente se o indivíduo é obeso.
Os principais sintomas são sede excessiva e vontade de urinar várias vezes ao dia, além de aumento do apetite, feridas que demoram mais a cicatrizar, distúrbios cardíacos e renais, entre outros. O tratamento pode ser realizado de várias maneiras. Dentre elas, a mudança de estilo de vida, através da prática regular de atividade física e da alimentação saudável. É o mais indicado inicialmente, porque pode reduzir consideravelmente os níveis de glicose no sangue. Em alguns casos, pode não ser suficiente, então entra em cena o tratamento medicamentoso.
Para que você possa iniciar qualquer um dos tratamentos indicados acima, é fundamental a procura pelo respectivo profissional de cada área, para que a orientação e prescrição sejam as mais indicadas para o seu caso. Importante ressaltar que cada indivíduo apresenta comorbidades e experiências diferentes e, por isso, a orientação deve ser individualizada.
O tratamento medicamentoso deve ser prescrito por um médico, e abrange várias possibilidades, em especial os hipoglicemiantes orais (dentre eles as sulfoniluréias e as biguanidas).
Na parte da atividade física, a procura por um profissional de Educação Física é fundamental para estabelecer o programa de exercícios específicos para cada pessoa, podendo envolver atividades aeróbias (caminhadas, danças, etc) e atividades de fortalecimento muscular.
Já abordando a alimentação, a necessidade de orientação por um nutricionista se dá pela importância de se estabelecer um consumo adequado de alimentos com baixo teor de açúcar e carboidratos, mas sem esquecer dos gordurosos, e sempre atentando para o fato de que os refrigerantes são repletos de açúcar.
Vale ressaltar que o atendimento multiprofissional pode trazer maiores e melhores benefícios a sua saúde e qualidade de vida. Desta forma, serão estabelecidos os cuidados e metas a serem atingidas no seu tratamento. Espero que essas pequenas dicas possam ajudar nos cuidados com a sua saúde e deixo aqui um até breve e o desejo de um ótimo dia a você, amigo leitor.