Cuidado com as altas temperaturas e tempestades no verão

No verão, devido as altas temperaturas que atingem o Brasil, é muito comum vermos chuvas em várias cidades e em alguns pontos até tempestades que inundam ruas, bairros e até podem deixar municípios alagados, podendo resultar na transmissão de uma doença chamada leptospirose.

Essa doença é uma infecção aguda causada por uma bactéria e pode ser transmitida por diversos animais, através de excreção da urina, onde o contágio é gerado pelo contato direto da urina dos animais infectados, mas o principal foco na coluna de hoje é a transmissão pela água contaminada pela Leptospira, que penetra no organismo e dissemina-se na corrente sanguínea. A água ao entrar em contato com a urina (principalmente do rato) contaminada, torna-se o principal transmissor da leptospirose. E no período chuvoso  aumenta em muito o risco de contaminação.

Os principais sintomas são febre alta, mal-estar, dor muscular, tosse, calafrios, cansaço, náuseas, entre outros. E a evolução da doença é bem característica, tendo uma redução dos sintomas após três a quatro dias. Porém essa melhora pode ser transitória, mas vale sempre lembrar, que ao apresentar qualquer um desses sintomas, procure ajuda profissional para melhor manejo do quadro clínico e evite a auto-medicação.

O diagnóstico da leptospirose ocorre através de exames sorológicos ou por outros exames, cabendo ao profissional médico a solicitação dos exames e definição do diagnóstico clínico. Iniciar o tratamento mais breve possível, sob supervisão dos profissionais de saúde, permitem maior qualidade para evitar a evolução da doença. É preciso estar atento aos cuidados com hidratação, uso de antibióticos e de demais medicamentos conforme orientação médica.

Importante lembrar que hábitos de higiene pessoal e com os alimentos, assim como embalar bem o lixo são maneiras de evitar a contaminação, mas o vale a pena ressaltar a importência de evitar brincar em rios poluídos, em redes de esgoto e em casos de chuva, tentar evitar ao máximo os locais de enchente e o contato com a água que pode estar contaminada.

Cada um deve cumprir com seu papel de prevenção salientando que os cuidados devem ser sempre adotados diariamente, afinal a sua saúde depende de você, sem contar que contribui também com a saúde do seu próximo. Até breve.