Criança ativa se torna um adulto mais saudável

Os exercícios físicos na infância e adolescência são fundamentais para a saúde, reduzido a probabilidade de diversas doenças na fase adulta.

Durante os primeiros meses de vida, o foco principal é a estimulação motora, é o período onde o recém-nascido desenvolve os primeiros movimentos, aprende a sentar, rolar, engatinhar, quando finalmente estabelece a postura ereta e começa a caminhar.

Procure proporcionar espaço para rolamentos, liberdade para as mais diversas tentativas de movimento, estimule a criança através de sons e alguns brinquedos. Evite ser muito protetor,a criança vai cair e tentar levantar novamente, isso faz parte do sua aprendizagem motora. Aparelhos como andadores atrapalham o desenvolvimento alterando características naturais e dificultando o aprendizado sobre seu corpo no espaço, como por exemplo: noções de distância.

Em seguida vem o período escolar, nessa fase a criança deve conhecer o maior número de experiências motoras possíveis, corridas, jogos coletivos, jogos cognitivos, saltos, lutas, atividades aquáticas, etc.
Essas atividades além de fundamentais para a motricidade infantil, são responsáveis pelo desenvolvimento das funções cardiorrespiratórias, que serviram de base para toda a vida.
Nesse contexto está inserida a Educação Física Escolar, que se caracteriza como o início de uma vida saudável, reduzindo significativamente gastos com patologias na fase adulta e deve ser encarada como Política Pública de Saúde.

As grandes cidades já não possuem espaços livres para atividades infantis como em décadas passadas, nesse cenário a Educação Física Escolar passou a ser fundamental e extremamente necessária para nossas crianças.

Procure verificar na escola de seu filho a quantidade de aulas de Educação Física, a literatura recomenda que a criança e adolescente deve realizar pelo menos 3 aulas durante a semana.

Além dos benefícios motores e cardiorrespiratórios, inúmeros estudos demonstram que jovens que realizam exercícios físicos possuem maior capacidade de aprendizagem, ou seja, a aula de Educação Física é uma ferramenta de apoio para outras disciplinas.

Na próxima coluna abordaremos o exercício físico na infância na forma dos mais variados esportes.

Marcelo Algauer de Almeida
Formado em Educação Física, pós-graduado em Fisiologia do Exercício. Professor universitário, preparador físico e faixa preta de Taekwondo. malgauer@gmail.com

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna