Começo a escrever esta coluna momentos após ministrar uma palestra chamada “Movimento é Vida”, para os funcionários de uma empresa da área da saúde. Nos momentos em que estive em contato com eles, atentos e interessados no assunto, pude constatar que os dados contidos nos gráficos de minha apresentação estavam precisos de verdade.

continua após a publicidade

Recentes estudos indicam que mais de 75% das pessoas não praticam atividades físicas de maneira regular. Ou seja, são indivíduos sedentários. Sabemos que o sedentarismo já é considerado a doença do próximo milênio e que se trata de um comportamento induzido por hábitos decorrentes dos confortos da vida moderna. Do ponto de vista da Medicina Moderna, o sedentário é o indivíduo que gasta poucas calorias por semana com atividades ocupacionais.

Percebo facilmente a dificuldade em propor esforços físicos à uma sociedade que tem todas as condições de levar uma vida isenta de esforços físicos significativos. As justificativas, as argumentações e os hábitos diários são cada vez mais intensos e dificultam a tomada efetiva de decisões fisicamente mais ativas e saudáveis.

Mas é preciso mudar e ter atitudes mais positivas! Pequenas alterações na rotina de cada dia resultam em impactos importantes na manutenção de um bom estado de saúde e na qualidade de vida. Vale lembrar que para atingir o mínimo de atividade física semanal, existem várias atividades que podem ser adotadas de acordo com as possibilidades ou conveniências de cada um:

continua após a publicidade

1) Praticar atividades físicas como andar, correr, pedalar, nadar, fazer ginástica, exercícios com pesos e alongamentos; 2) praticar esportes, como jogar bola ou outra modalidade de sua preferência é uma proposta válida para evitar o sedentarismo; 3) aproveitar melhor o tempo livre e as horas de lazer, movimentando-se semanalmente; e 4) exercer as atividades físicas necessárias à vida cotidiana de maneira consciente.

Recomenda-se a realização de exercícios físicos de intensidade moderada durante 40 a 60 minutos de 3 a 5 vezes por semana!

continua após a publicidade

Por isso esse convite é pessoal e intransferível. Destina-se a você que chegou ao final desse artigo e que tem consciência da importância do assunto abordado.

Fica o desafio: torne essa semana ainda mais especial e envolva-se em atividades físicas regulares, prazerosas e que lhe proporcionem bem-estar geral. Encare isso como um desafio necessário, que lhe trará benefícios e agregará valor a sua vida! Movimente-se!