Um estudo realizado pelo Centro de Controle de Doenças (EUA) revelou que a dificuldade em dormir na terceira idade está associada com declínios da saúde mental e física. Noites mal dormidas contribuem significativamente para o surgimento da obesidade, além de outros problemas relacionados com o sono inadequado.
Com base nesses dados, um novo estudo realizado pela Universidade de Illinois nos Estados Unidos, demonstrou que idosos que possuem contatos com áreas verdes, parques, praia, entre outros locais ao ar livre, relataram menos queixas de problemas relacionados ao sono.
Além do contato com a natureza, que produz transformações no humor e bem-estar, esses ambientes estão diretamente relacionados com exercícios físicos, que contribui para um sono mais tranquilo.
O experimento também demonstrou que o contato com áreas verdes é mais forte no público masculino em relação ao feminino. Isso pode estar relacionado por questões de segurança, já que as mulheres não demonstram estar complemente seguras em locais isolados.
A cidade de Curitiba é recheada de áreas verdes e locais amplos para a prática de exercícios, procure um parque mais próximo de sua casa e realize atividades semanalmente. Caso você frequente uma academia, reserve um dia da semana e realize a prática de um exercício aeróbio, como caminhadas, corridas ou ciclismo em área verde.
São atitudes que contribuem com seu bem estar e saúde em geral, vamos começar mesmo antes da terceira idade?