Como funciona a dieta de proteína

Recentemente a dieta que vem ganhando adeptos é a dieta da proteína. Esta dieta consiste em diminuir o consumo de carboidratos (massas, pães, biscoitos, etc) e substituí-los por proteínas (carnes magras, vegetais e soja). Acredita-se que a proteína por meio de liberação hormonal induz maior efeito na saciedade que outros macronutrientes. Desta forma há indícios de que a dieta rica em proteína, não só diminui a ingestão de alimentos, mas também reduz o peso e a gordura corporal.

Quais seriam os benefícios desta dieta?

De acordo com estudos a dieta rica em proteína leva a redução do peso corporal, manutenção da massa muscular, aumento na saciedade, além de trazer benefícios aos diabéticos, reduzir níveis de gordura no sangue e controle da pressão arterial. Há indícios que a ingestão de proteína provoca o aumento do gasto energético (maior termogênese). Apesar dos estudos serem controversos eles apontam que a dieta com poucos carboidratos também pode oferecer benefícios para pessoas com excesso de peso.

Vale a pena fazer esta dieta?

A proteína é um nutriente indispensável e desempenha papel importante na saúde, no entanto, não é comprovado que a proteína em excesso pode ser utilizada no auxílio à perda de peso. Mesmo que as aplicações desta dieta recebam ampla publicidade não se sabe se há riscos que podem estar envolvidos no consumo indiscriminado de proteína. Além disso, o impacto a longo prazo sobre a função renal deve ser avaliado. Se houver comprovação de sua eficácia, é preciso identificar quais seriam as recomendações diárias, se há efeitos colaterais e, se realmente há perda de peso. Nesse sentido, são necessárias mais pesquisas para explorar a eficácia desta dieta, seja no emagrecimento ou no combate a doenças.

A alimentação precisa ser entendida como o equilíbrio de substâncias químicas (carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas, minerais, etc) que exercem várias funções. Não é saudável eleger um nutriente e passar a utilizá-lo indiscriminadamente, pois o excesso de um composto químico pode significar a deficiência de outro, desequilibrando assim as reações saudáveis do organismo.

Dica de nutricionista

Quando o assunto é mudanças na alimentação o nutricionista é o profissional habilitado para avaliar as necessidades nutricionais de acordo com as características de cada indivíduo e orientar a alimentação adequada com alimentos que proporcionem ao organismo todos os elementos necessários para uma vida saudável.