Temos que partir do princípio de que o estresse não pode ser evitado e que qualquer pessoa, mesmo quando está completamente relaxada ou dormindo, está sob os seus efeitos. Como não podemos evitar, temos que enfrentar eficientemente e, se possível, desfrutá-lo, tentando reconhecer as suas causas e ajustando-o a nossa filosofia de vida.
Aqui tenho algumas dicas fáceis, para serem aplicadas no dia a dia, que podem ajudar: Encare a vida de forma positiva. Pelo sim ou pelo não, fique com o bem-estar de pensar sempre melhor: irrite-se apenas com coisas realmente importantes.
Estabeleça prioridades e organize sua agenda de acordo com elas. Encontre com amigos, faça passeios com a família, vá ao cinema. Aprenda a dizer não. Faça uma agenda com intervalos de tempo entre uma tarefa e outra, prevendo momentos para retornar ligações, tomar um copo de água e responder e-mails.
Seja rápido e objetivo nas conversas telefônicas. Tenha o celular a mão e saiba desligá-lo em momentos pessoais. Tenha disciplina para executar tudo o que programou para o dia, a semana e o mês. Organize sua agenda apontando os compromissos com maior antecedência possível. Tenha flexibilidade para mudar os planos de acordo com os imprevistos e clareza para substituir algo importante por algo urgente.
Delegue responsabilidades. Reserve meia hora do domingo à noite para organizar sua agenda da semana. Isso garante um início de semana consciente. Não entupa a agenda com compromissos que você não conseguirá cumprir. Pratique uma atividade física que não seja competitiva. Ajuda a restabelecer o equilíbrio psicológico.
Tenha também algumas técnicas de relaxamento que são utilizadas com meus clientes que permitem conter o estresse cotidiano. São estratégias que podem ser utilizadas na sua casa e até no seu trabalho. Realize as refeições em locais tranquilos, coma comidas saudáveis e mastigue cada garfada com prazer, sem pressa.
Faça repetidas vezes a respiração abdominal: inspire inflando o abdômen e expire contraindo-o. Tente fazer sem balançar os ombros, pelo nariz e silenciosamente. Pratique a meditação. Escolha um lugar onde você não seja interrompido, feche os olhos e deixe o pensamento fluir, não se prenda a nada. Inicie com cinco minutos duas vezes ao dia.
Dedique umas horas da semana para você, faça uma massagem, tome um banho de banheira, cuide do seu bem estar. Portanto é necessário encontrar o nosso próprio nível de estresse. Ou seja, a velocidade a que podemos “correr” para atingirmos os nossos objetivos. Para ter uma ideia de como está seu nível de estresse acesse o site www.isma brasil.com.br e faça o teste. Boa sorte!