Os anos se passaram, você atingiu os 40 anos, será que a vida começa mesmo nessa idade ?
Aos 40 anos o ser humano atinge em média a metade da vida, já não é tão jovem e ágil como no passado, é uma fase em que muitos refletem sobre seus sonhos de 20 anos atrás. Alguns se questionam se fizeram as escolhas corretas, se conseguiram atingir os objetivos trilhados, se a vida tomou o rumo esperado. Quem já não ouviu falar sobre a crise dos 40 anos?
Nessa fase é mais fácil ganhar peso, o corpo perdeu massa muscular magra, por conseqüência o acúmulo de gordura tende a ser maior. Exercícios de musculação e alimentação saudável ajudam bastante, mas não espere chegar nessa idade para tomar essa atitude.
As rugas são mais aparentes, principalmente em função da redução de colágeno. O excesso de exposição ao sol nos anos anteriores é mais evidente nessa fase. Procure utilizar protetores durante toda a vida, o excesso de raio ultravioleta um dia tem seu preço.
Aos 40 anos é mais fácil ficar estressado em função da redução do metabolismo, entretanto você se tornou uma pessoa mais experiente e sabe lidar com situações que geram estresse exagerado. Aprenda a lidar com a pressão desde os primeiros anos de vida profissional, isso será de grande valia na segunda metade da vida.
As mulheres começam a ter sintomas da menopausa, é necessário procurar atendimento para verificar a melhor forma de tratamento. A ciência já possui métodos para prevenir a menopausa precoce, discuta com seu médico muitos antes dos 40 anos sobre essa estratégia. Mulheres que praticam exercícios físicos frequentes sofrem menos com os efeitos da menopausa.
Aproveite essa fase em que você está mais experiente e já não comete os erros do passado. Aos 40 anos o ser humano ainda está em ótimas condições e mais capacitado, aproveite os benefícios dessa fase da vida.
Para você que ainda está longe dos 40 anos lembre-se, essa fase vai chegar e a qualidade de vida está associada aos hábitos saudáveis durante os anos anteriores.
Marcelo Algauer de Almeida
Formado em Educação Física, pós-graduado em Fisiologia do Exercício. Professor universitário, preparador físico e faixa preta de Taekwondo.
malgauer@gmail.com