Aumentei de peso nas férias! O que devo fazer?

Dei-me conta de que a metade do mês de janeiro chegou enquanto estava na praia e ouvi a conversa de um grupo de pessoas ao meu lado. Apesar de parecer antipático e mal-educado, não pude deixar de prestar atenção, pois, o assunto era referente aos quilos extras que julgavam terem adquirido nas férias devido aos excessos alimentares acumulados do final do ano para cá. A conversa se estendeu para o planejamento de como fariam para recuperar o peso anterior assim que retornassem ao ritmo habitual de vida ou ao trabalho e inúmeras dicas de dietas borbulharam no calor do verão.

O fato é que durante as festas é comum que a alimentação seja alterada, tanto na sua composição quanto na frequência em que as refeições são realizadas. Frequentemente, as comidas possuem maior quantidade de açúcar, gorduras e sal, bem como a ingestão de proteínas provenientes de carnes também aumenta. Em picos de temperaturas altas, as bebidas alcóolicas e os refrigerantes são erroneamente escolhidos para suprir a sede.

Os alimentos frescos de origem vegetal, como frutas e verduras, ricos em água e antioxidantes, que auxiliam na hidratação e na proteção das células, são ingeridos em menor quantidade. Além disso, a água, melhor líquido para hidratação, é substituída por refrigerantes, que não hidratam, e por bebidas alcóolicas, que podem desidratar o corpo. O número de refeições diárias pode ficar acima ou abaixo do recomendado, pois os horários para realizá-las deixam de ser fixos e de seguir o ciclo lógico baseado nas refeições padronizadas para manhã, tarde e noite. Associado às alterações no padrão alimentar, há a possível redução da atividade física, resultando em aumento de peso corporal.

A elevação súbita e indesejada de peso como consequência das férias, das festas e do calor deve ser tratada com atenção. A tentativa de retornar ao peso habitual por meio das chamadas ‘dietas da moda‘, com base em líquidos, em shakes e suplementos, em proteínas e até mesmo nas fases da lua, pode trazer prejuízos à saúde, visto que desrespeitam as necessidades nutricionais individuais, restringem grupos alimentares importantes e não modificam os hábitos alimentares incorretos, ao contrário, inúmeras vezes os reforçam.

Recomenda-se consultar um nutricionista para que ele indique a forma mais saudável de reduzir o peso, caso seja necessário, ou de adequar à alimentação às necessidades do seu organismo e ao seu ritmo de vida, de modo que as atitudes saudáveis sejam duradouras. Portanto, procurar manter hábitos saudáveis mesmo em períodos festivos é benéfico para a saúde e pode ser uma meta para as próximas férias.

Por Rubia Daniela Thieme