Atividade laboral e a saúde do trabalhador

Bom dia! Hoje iremos relacionar nosso tema ao mercado de trabalho. Isso mesmo, hoje iremos conversar um pouco sobre sua atividade laboral. Muitos de nós ao iniciar no mercado de trabalho iniciamos nossa função motivados, queremos mostrar resultado e muitas vezes acabamos esquecendo do principal: a nossa saúde.

Inúmeras vezes o empregado/funcionário, no ímpeto de se mostrar como bom profissional, assegurando sua colocação na sua atividade laboral e buscando ascensão na empresa, acaba desempenhando algumas atividades além do seu limite físico e psicológico. Essa extenuante carga de trabalho pode ocasionar ao trabalhador uma LER/DORT (lesão por esforço repetitivo/distúrbio osteomuscular relacionado ao trabalho), não sendo efetivamente uma doença, mas sim uma síndrome ocasionada por diversas doenças como tendinite, bursite, epicondilite, síndrome do túnel do carpo, entre várias outras. Essa síndrome geralmente é provocada pelos movimentos repetitivos ou que exigem excesso de força na sua execução, postura inadequada e estresse, afetando músculos, nervos e tendões, sobrecarregando o sistema musculoesquelético.

Os principais sintomas da pessoa acometida pela LER/DORT é dor, formigamento, dormência, sensação de peso, fraqueza, fadiga, entre outros e o diagnóstico é basicamente clínico, onde o profissional médico é o responsável por diagnosticar se a pessoa está com quadro de LER/DORT e associar com a atividade laboral desenvolvida.

A prevenção é a melhor maneira de buscar evitar lesões por esforços repetitivos ou distúrbio osteomuscular relacionado ao trabalho e pode ser feito através da ergonomia, da segurança no trabalho e da prática regular de exercício físico.

Sabendo que nem todos os trabalhadores tem acesso a uma academia ou a orientação de um profissional de Educação Física para realizar a prática regular de exercício físico. Uma das maneiras de estimular o trabalhador e prevenir LER/DORT é através da prática de Ginástica Laboral, onde é desenvolvido um programa de exercícios específicos para as funções que os trabalhadores desempenham no dia a dia, buscando melhorar a saúde e consequentemente a sua produtividade.

Atualmente, empresas especializadas em ginástica laboral estão atuando com os diversos setores da sociedade, levando atendimento profissional, ético e de qualidade para melhorar a saúde dos trabalhadores e permitindo o acesso ao exercício físico por profissional devidamente habilitado.
Caso você se interesse pelo tema e queira saber mais sobre o assunto, entre em contato. Procure saber se a sua empresa oferta Programas de Ginástica Laboral e se o profissional está devidamente habilitado para exercer essa função. Até breve meus amigos leitores.

Por Marcelo Hagebock Guimarães